As Montanhas Mágicas® pela lente de João Cosme no Museu Municipal

28 Março 2018

As Montanhas Mágicas® pela lente

de João Cosme no Museu Municipal

As fotografias de João Cosme, um dos mais reconhecidos fotógrafos portugueses de Natureza, vão estar em destaque no Museu Municipal de Sever do Vouga, de 3 a 28 de abril, com a exposição “Montanhas Mágicas: a Natureza como ela é”.

Localizadas no centro/norte de Portugal, entre os rios Douro e Vouga, as Montanhas Mágicas® abraçam as Serras da Freita, Arada e Arestal. Um território de valores naturais excecionais que abrange quatro sítios da Rede Natura 2000 e um Geoparque da UNESCO. A singularidade dos fenómenos geológicos, as notáveis características da biodiversidade e as características de sua geomorfologia fazem das Montanhas Mágicas® um excelente destino para a observação e a interpretação da natureza.

Reconhecido internacionalmente em diversos concursos de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, João Cosme tem as suas imagens publicadas em conceituadas revistas nacionais e internacionais, sendo exemplo disso a BBC Wildlife, GDT, National Geographic Magazine-Portugal, Visão, Notícias Magazine, entre outras. É autor e coautor de diversos livros e guias, em que se destacam “Rios de Vida”, “Natureza Íntima” e “No Trilho do Lobo”. No âmbito do programa embaixador da SIGMA, é o representante em Portugal na fotografia de natureza e vida selvagem.

A exposição, em itinerância pelos sete concelhos das Montanhas Mágicas, é promovida pela ADRIMAG, entidade promotora e dinamizadora da marca e destino turístico sustentável Montanhas Mágicas®. Em Sever do Vouga, pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Museu Municipal, de terça-feira a sábado (10h00-12h30 e 14h00-17h00).

Museu Municipal de Sever do Vouga

O Museu Municipal de Sever do Vouga é um centro cultural dinâmico, comprometido em contar a história de um território. Além de divulgar elementos de interesse cultural e etnográfico, a sua missão é investigar, proteger e dar a conhecer os patrimónios de Sever do Vouga.

O espaço aborda a arqueologia em Terras de Sever, o património industrial e mineiro, a etnografia e práticas culturais e as maravilhas naturais próprias de um território vocacionado para os pequenos frutos, com destaque para o mirtilo, suportado numa coleção museológica única, que se distingue pelas novas tecnologias. Prova disso é o reconhecimento obtido em 2016, ano em que abriu as suas portas e recebeu o prémio APOM, na categoria Informação Turística.