Jornada sensibilizou para a limpeza de terrenos

28 Março 2018

No âmbito do seu plano de atividades de sensibilização da defesa da floresta contra os incêndios, a Câmara Municipal de Sever do Vouga, em estreita colaboração com a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) e com o apoio das Juntas de Freguesia locais, organizou uma jornada de esclarecimentos e demonstrações práticas no concelho. Depois da freguesia de Talhadas (8 de março), foi a vez das freguesias de Silva Escura e Rocas do Vouga, no dia 26 de março. Nesta última, a ação contou com a parceria da Cooperativa Agrícola de Sanfins.

Proprietários de edificações, proprietários florestais de terrenos confinantes, agricultores e prestadores de serviços foram sensibilizados para a importância da gestão florestal na prevenção de incêndios, com ênfase na realização das faixas de gestão de combustível. Desta forma, a jornada procurou aumentar a consciencialização da comunidade sobre as medidas de proteção do território, visando contribuir para a mudança de atitudes de risco.

Além de uma componente teórica, as sessões contemplaram uma demonstração prática. Com o apoio de equipas de sapadores, os participantes tiveram oportunidade de esclarecer questões relacionadas com as regras e critérios previstos na legislação para a operacionalização das faixas de gestão de combustíveis na envolvente das edificações, aglomerados e restante rede secundária de gestão de combustíveis.

A Câmara Municipal de Sever do Vouga aproveita para, mais uma vez, apelar ao empenho da população no cumprimento da lei, através da limpeza dos seus terrenos até o dia 31 de maio. A partir desta data, as entidades competentes passarão a exercer fiscalização nos locais sujeitos à limpeza das faixas de gestão de combustível. O incumprimento poderá resultar em coimas que vão dos 280 euros aos 10.000 euros (pessoas singulares) e dos 1.600 euros aos 120.000 euros (pessoas coletivas).

Para quaisquer esclarecimentos resultantes da aplicação da lei, os munícipes devem contactar o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Águeda (234 622 417), ou o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Sever do Vouga, através da engenheira Ana Silva (234 555 566).

CO-342018_-_Sensibilizacao_Floresta_CMSV_AFBV__2_
CO-342018_-_Sensibilizacao_Floresta_CMSV_AFBV__3_