Museu lança site em dia de aniversário

16 Maio 2018

O Museu Municipal de Sever do Vouga assinala, a 18 de maio, dois anos de serviço à comunidade. A data, que coincide com o Dia Internacional dos Museus, será celebrada com um programa especial gratuito que reforça a ligação deste equipamento cultural com o território e comunidade local e emigrante. Performance, visita guiada e exposição são algumas das ações, em que se destaca o lançamento do site oficial (www.museudeseverdovouga.pt).

Com recurso às novas tecnologias e conteúdos de elevada qualidade, o Museu Municipal de Sever do Vouga assume-se como um espaço voltado para o futuro. Desde que entrou em funcionamento, mais de cinco mil pessoas visitaram o equipamento, o que traduz uma média de 200 visitas mensais. Com vista a promover uma maior interação com diferentes públicos, o museu lança o seu site oficial que irá funcionar como uma porta de entrada virtual, como explica o responsável técnico Pedro Nóbrega. "O visitante, em qualquer parte do mundo, poderá pedir informações e contactar o museu, conhecer as suas coleções e marcar visitas guiadas", afirma, acrescentando que a presença na Internet vem reforçar o trabalho de um centro cultural dinâmico, comprometido em contar a história de Sever do Vouga. "O museu é, muitas vezes, o porto de acolhimento de quem visita o nosso concelho e aqui tem o primeiro contacto com o nosso território, as nossas gentes e a sua história. Queremos que o site funcione como uma ferramenta que complemente esse trabalho", refere.

A programação de aniversário tem início pelas 17h30, com a performance da coreógrafa Leonor Barata que, através de uma visita guiada, irá proporcionar uma nova interpretação sobre o Museu Municipal. Segue-se a inauguração da exposição de desenhos do jovem severense Renato Pinto que interpreta oito elementos patrimoniais do concelho e mostra o seu "Olhar sobre Sever do Vouga". Através destas ações que aproximam os públicos, explorando as ligações existentes com a comunidade, o Museu Municipal de Sever do Vouga associa-se à celebração do Dia Internacional dos Museus que tem como tema para 2018, "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos".