Festim: viagem pelas músicas do mundo começa a 23 de junho

28 Maio 2018

23,30 junho e 14 julho | Festim (Música) | Centro das Artes e Parque Urbano

Sever do Vouga vai embarcar em mais uma viagem musical com o Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, que regressa ao concelho com três grandes concertos, em junho (23 e 30) e julho (14). Uma jornada eletrizante pelas sonoridades de diferentes partes do mundo é o que promete a 10.ª edição do festival.

A primeira paragem é em França, com os “La Caravane Passe”, no dia 23 de junho, no Centro das Artes e dos Espectáculo. A mistura do rock francês com música cigana e a fusão do rap e ska com ‘chanson française’ é um verdadeiro apelo à boa disposição. Com uma energia inigualável, contam histórias de viagens, fronteiras e culturas.

Do caldeirão cultural balcânico para a Feira Nacional do Mirtilo, “Boban Markovic Orkestar”, banda de sopros liderada por Boban Markovic - um dos mais famosos trompetistas ciganos – atua a 30 de junho no Parque Urbano da Vila. É conhecida por, em cada palco que pisa, levar a audiência ao delírio e em Sever do Vouga certamente não será diferente.

Por fim, no dia 14 de julho, Mariana Yegros - aka “La Yegros” – convida a uma noite de dança no Centro das Artes e do Espectáculo, onde vai mostrar o porquê de ser conhecida como a primeira-dama da cumbia digital. Todos os concertos têm início às 22h00. A entrada para os concertos ao ar livre é gratuita e para as salas de espetáculos a 6 euros (bilhete normal) e a 4 euros (com os descontos habituais).

Festim: uma parceria de sucesso

São 14 concertos que percorrem seis municípios, entre 22 de junho e 26 de julho, proporcionando uma verdadeira viagem musical através de diferentes sonoridades que representam os quatro continentes num cartaz único. A apresentação decorreu, no dia 24 de maio, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis.

“Estamos desde o primeiro momento com a d’Orfeu nesta viagem musical que teve início em 2009. É um exemplo de sucesso na programação cultural em rede, que prima por uma oferta de qualidade. O modelo de parceria do Festim permite o acesso a diferentes músicas e culturas que de outra forma seria difícil concretizar”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal, Almeida e Costa.

A d’Orfeu Associação Cultural faz um balanço positivo destes dez anos de Festim, com um percurso marcado pela adesão crescente dos parceiros e público, em que o festival promove não só o contacto entre os povos, mas também entre os municípios e as suas comunidades.

Concertos
La Caravane Passe