Aluna severense na final do Concurso Nacional de Leitura

01 Junho 2018

A severense Rafaela Calvo Coutinho vai representar a Região de Aveiro na final do Concurso Nacional de Leitura que decorre, em Pombal, a 10 de junho, data em que se celebra a língua portuguesa. A aluna do 1.º CEB foi apurada na fase intermunicipal que teve lugar no Centro de Artes de Águeda. Estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral são os objetivos do concurso.

A fase intermunicipal é promovida pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e engloba o 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário das escolas das redes pública e privada dos onze municípios da região. Em prova estiveram os vencedores de cada um dos ciclos de ensino apurados nas finais concelhias. Sever do Vouga esteve bem representado através de Rafaela Calvo Coutinho (1.º CEB), Ema Clara Martins Leite Henriques (2.º CEB), Francisca Matos (3.º CEB) e Eduardo Veiga (Ensino Secundário).

A final nacional, em que Rafaela Calvo Coutinho irá participar, terá um júri com duas figuras de relevo da língua, da cultura e do pensamento português e representantes da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e como presidente, por inerência, a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027.

CO-692018_-_Severense_Concurso_Nacional_Leitura__2_
CO-692018_-_Severense_Concurso_Nacional_Leitura__3_