Volta da Educação passou por Sever do Vouga

04 Maio 2018

Sever do Vouga recebeu ontem, dia 3 de maio, a 5.ª etapa da 3.ª Volta da Educação em Bicicleta à Região de Aveiro. Durante a passagem pelo concelho, decorreu o programa “Há Volta no Sofá”, em que convidados deram a conhecer Sever do Vouga e suas potencialidades. A iniciativa, organizada pela Escola Profissional de Aveiro, em colaboração com as 11 Câmaras Municipais da Região de Aveiro, visa promover a união entre pessoas e entidades em torno da Educação, contribuindo para a coesão do território.

A caravana saiu de Albergaria-a-Velha e entrou em Sever do Vouga pela Ecopista do Vouga. Com o Vouga a fazer-lhes companhia, os ciclistas desfrutaram a beleza que a vista do alto da Ponte do Poço de Santiago proporciona. Enquanto retemperavam forças, com um lanche volante oferecido pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, decorria o programa “Há Volta no Sofá”, no Paradela Eco Café, transmitido pelo Canal Central. Turismo, gastronomia e desporto de aventura foram os ingredientes para uma conversa informal, que contou com a participação de Graciela Bastos Figueiredo, técnica superior do Turismo, Educação e Cultura, Bruno Costa, da Desafios, empresa de Desporto de Aventura, e Germano Marta, da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga. O empreendimento turístico Encosta dos Túneis, um dos 49 pré-finalistas das “7 Maravilhas à Mesa”, também esteve representado, através de Mónica Amaral, que deu a conhecer os sete patrimónios de uma mesa que tão bem representa Sever do Vouga. Coube ao vice-presidente, Almeida e Costa, encerrar o programa, registando com agrado a passagem da iniciativa pelo concelho e a dinâmica que a Escola Profissional de Aveiro (EPA) imprime ao território.

Jorge Castro, administrador da EPA, mostrou-se satisfeito com a “etapa rainha” da prova a decorrer em Sever do Vouga, agradecendo o apoio da autarquia. “Sever do Vouga é um território inclusivo, com pessoas maravilhosas, que soube acolher a nossa escola. São quase cinco centenas de alunos vindos de toda a região, que encontram aqui a felicidade. Estamos muito gratos à comunidade e à Câmara Municipal de Sever do Vouga que tão bem nos acolheu e tão bem faz pela Educação, não só profissional, mas também das pessoas”, afirmou Jorge Castro que aproveitou para entregar uma lembrança feita numa impressora 3D, pelos alunos da Unidade das Tecnologias (UniTEC), a funcionar no VougaPark-Centro de Inovação.

A 3.ª Volta da Educação em Bicicleta à Região de Aveiro envolveu cerca de 1500. O itinerário, com 155Km, uniu os 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, começando no dia 2 de maio, em Ovar, passando por Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga (3 de maio), Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Vagos e Ílhavo, terminando na sede da EPA, em Aveiro, no dia 4 de maio.

CO-572018_-_Volta_Educa__o_EPA_p_s__2_
CO-572018_-_Volta_Educa__o_EPA_p_s__3_