“Dou Mais Tempo à Vida”: severenses responderam com generosidade

21 Junho 2018

Durante três meses, uma comunidade inteira uniu-se em torno de uma causa. Mais de 300 voluntários envolveram-se no projeto comunitário “Dou Mais Tempo à Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Com vista a promover a educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgar as ações e serviços da LPCC, cerca de 50 atividades angariaram mais de 35 mil euros. Os números foram avançados pela organização no encerramento da iniciativa, a 16 de junho.

Durante todo o dia, voluntários e grupos convidados animaram o Parque Urbano da Vila que contou com diferentes atrações: espaço saúde, tasquinhas, desporto, espaço criança e um palco por onde passaram testemunhos, muita música e dança. Um dia de verdadeira alegria e partilha, como referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa.

“Não foi de ânimo leve que abraçamos este projeto e inscrevemos esta iniciativa no plano de atividades da Câmara Municipal. Entendemos que a causa é importante”, explicou o autarca, deixando um agradecimento ao Núcleo Regional do Centro da LPCC por ter lançado o desafio a Sever do Vouga. Almeida e Costa incentivou ainda a comunidade a dar continuidade ao projeto. “O “Dou Mais Tempo à Vida” não pode ficar por aqui. Todos nós, cada um à sua maneira, temos que continuar com esta luta diariamente, partilhando experiências e seguindo os conselhos que nos foram sendo transmitidos ao longo destes últimos três meses. Eu, por mim, vou continuar a dar mais tempo à vida”, afirmou.

Presente no dia encerramento do projeto, o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Carlos Oliveira, mostrou-se bastante satisfeito com os resultados alcançados. “Foram desenvolvidas cerca de 50 atividades diversificadas, metade delas para a sensibilização para a prevenção do cancro. Estiveram envolvidos mais de 300 voluntários em 30 equipas. Apesar de ainda não termos um valor final, neste momento, foram ultrapassados os 35 mil euros de angariação, o que corresponde a cerca de três euros por cada habitante do concelho, desde os recém-nascidos aos mais idosos, o que é extremamente bom”, disse, pedindo uma salva de palmas e, em nome de todos aqueles que beneficiaram ou vão beneficiar deste apoio, agradeceu o gesto de solidariedade proporcionado pela população de Sever do Vouga.