277 mil euros para os Acordos de Execução com as Juntas de Freguesia

03 Agosto 2018

A Câmara Municipal de Sever do Vouga e as Juntas de Freguesia assinaram os Acordos de Execução, numa cerimónia que decorreu no dia 1 de agosto, no Salão Nobre do Município. Os protocolos, que têm um valor global de 277.468,46 euros, contemplam a transferência direta de verbas para as Juntas executarem trabalhos, como a manutenção dos edifícios escolares, limpeza de valetas e de percursos pedestres e manutenção dos espaços públicos e jardins.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, mostrou-se satisfeito com as melhorias introduzidas nos acordos deste ano. “O que vamos assinar é um acordo de entendimento entre as partes, com responsabilidades tanto para as Juntas de Freguesia quanto para a Câmara Municipal. Houve muitos contributos para que chegássemos a esta versão, que considero muito melhor e mais justa que a anterior”, afirmou, dando como exemplo a maior precisão dos valores ajustados em função dos metros.

Outra das novidades prende-se com a libertação de verbas para a limpeza e manutenção de percursos pedonais que visa, sobretudo, contribuir para uma maior atratividade. “Queremos tornar os percursos pedonais mais transitáveis, fomentando a sua utilização, dada a importância que têm para a divulgação do concelho e atração de turistas e visitantes”, afirmou, referindo que, com esta medida, a autarquia espera ultrapassar as dificuldades relacionadas com a falta de pessoal. “Somos das autarquias do país com menos funcionários, o que dificulta a execução de algumas tarefas”, explicou António Coutinho, garantindo acreditar que através destes acordos, “todos juntos, vamos continuar a fazer de Sever do Vouga um concelho mais atrativo”.

No âmbito dos acordos assinados, a Junta de Freguesia de Rocas do Vouga irá receber 40.372,32 euros, a Junta de Freguesia de Silva Escura e Dornelas, 70.677,68 euros, a Junta de Freguesia de Pessegueiro do Vouga, 36.440,83 euros (a manutenção da Ecopista não está incluída neste acordo, fazendo parte de outra empreitada), a Junta de Freguesia de Couto de Esteves, 42.637,44 euros, a Junta de Freguesia de Sever do Vouga, 39.701,04 euros, e a Junta de Freguesia de Cedrim e Paradela, 47.639,15 euros.

Além dos Acordos de Execução, a Câmara Municipal de Sever do Vouga disponibiliza outro instrumento de financiamento para apoio em investimento, atividades diversas e materiais, cujo valor global pode chegar aos 103.500,00 euros para as sete freguesias.

CO-972018_-_Acordos_Execucao__2_
CO-972018_-_Acordos_Execucao__3_