Câmara Municipal de Sever do Vouga acolheu estagiários

13 Agosto 2018

“Foi um momento de aprendizagem constante, em que coloquei em prática alguns dos conteúdos abordados nas aulas”, afirma Marcelo Silva, finalista do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, sobre o trabalho que desenvolveu no Museu Municipal. O jovem foi um dos alunos que a Câmara Municipal de Sever do Vouga acolheu para formação em contexto de trabalho. Uma oportunidade de valorização profissional que a autarquia severense vê como um contributo para a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.

Alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e Escola Profissional de Aveiro realizaram um estágio curricular em alguns serviços e equipamentos da autarquia. Durante três meses, Marcelo Silva, aluno do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, acolheu visitantes, tratou e analisou dados estatísticos e colaborou na organização de eventos, entre outros. “Foi um período extramente importante com consequências a nível pessoal e profissional”, refere o jovem, realçando como aspetos mais positivos “a interação com o público e a aplicação dos conteúdos lecionados ao longo do ano letivo”.

Opinião corroborada por Jéssica Simões, aluna do 2.º ano do Curso de Aprendizagem de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional de Aveiro que também estagiou no equipamento cultural. “Quando entrei para o Museu Municipal sentia que ia ter algumas dificuldades no atendimento ao público ao nível da comunicação, mas consegui ultrapassar isso. Através da observação, fui desenvolvendo competências e hoje sinto-me confiante, tanto ao nível profissional como pessoal”, recorda.

A formação prática em contexto real de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional, bem como para a inserção no mercado de trabalho e ainda ao longo da vida. Além de desenvolver o seu sentido de responsabilidade, os jovens, que foram integrados nos serviços municipais, tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, contribuindo assim para a sua formação pessoal, social e profissional.

Para Pedro Nóbrega, responsável pelo Museu Municipal de Sever do Vouga, o acolhimento de estagiários é uma oportunidade tanto para os alunos, quanto para as entidades que os recebem. “O acolhimento de um estagiário é sempre importante para o aluno mas também para o serviço que o está a acolher. No caso do Museu Municipal, foi-nos possível fomentar o conhecimento sobre a história e o património da comunidade severense, partilhar conhecimentos técnicos e, ainda, absorver as novas ideias que os estagiários trazem, promovendo assim uma saudável partilha”, afirma.

CO-942018_-_Estagiarios_CMSV__3_
CO-942018_-_Estagiarios_CMSV__1_