Crianças e jovens a viveram “Uma Aventura no Parque”

29 Junho 2018

Durante todo o dia, 65 crianças e jovens viveram “Uma Aventura no Parque”. Depois de percorrer todas as freguesias do concelho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga, preparou um dia especial no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. A ação contou com a parceria da AMH Consulting e Boca do Lobo, responsáveis pela dinamização das atividades.

Após nove edições da atividade “Dia Livre na Linha”, que percorreu as nove freguesias do concelho, destinada a crianças e jovens do 3.º CEB, a CPCJ deu início a um novo ciclo, com a mesma finalidade, desta vez dirigida aos alunos do 2.ºciclo. Os objetivos, como explica Paulo Batista, presidente da CPCJ, continuam a ser os mesmos. “Sensibilizar a comunidade através da população-alvo para os direitos da criança e para a necessidade de promoção de uma atitude cívica proativa e de alerta para os diversos fatores de risco e de perigo a que crianças e jovens estão inúmeras vezes expostos”.

Cerca de 20 monitores (voluntários, técnicos das IPSS e membros da própria CPCJ) acompanharam os participantes durante o dia repleto de atividades lúdicas e educativas totalmente gratuitas. As crianças e os jovens puderam experimentar paintball, tiro ao arco, jogos tradicionais, artes gráficas e até assistir ao jogo da seleção nacional no Museu Municipal. Foi ainda servido um almoço convívio, com febras no pão, águas, sumos e fruta, preparado pelos funcionários da autarquia.

A iniciativa, promovida pela CPCJ, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Sever do Vouga, contou com o apoio de várias entidades, entre organismos públicos e privados, sem o qual, destaca a CPCJ, “não teria sido possível a realização desta ação”. Colaboraram nesta edição, Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, Supermercado Laranja (Extra); Pingo Doce; Agrobela; Padaria S. Martinho; Padaria S. Mamede; Padaria Flor do Vouga; Pastelaria Confiança; Padaria Massas Vouga; Talho Galante e Talho Central.