Câmara Municipal iniciou trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível

06 Agosto 2018

A Câmara Municipal de Sever do Vouga já iniciou os trabalhos de gestão das faixas de combustível. A intervenção está a ser feita junto às redes viárias e zonas industriais. Cerca de três dezenas de espaços serão alvo de limpeza, no âmbito das medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra os Incêndios e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Trata-se de um investimento global para três anos no valor de 613.200,00 euros.

Enquanto entidade responsável pela rede viária municipal, a autarquia vai providenciar a gestão de combustível numa faixa lateral de terreno confinante com a rede viária, numa largura não inferior a 10 metros. Já nas zonas industriais, a gestão de combustível em redor dos aglomerados será providenciada numa faixa de 100 metros, definida no PMDFCI, aprovado e em vigor. Os trabalhos incluem a remoção do mato e o corte de arvoredo, de forma a cumprir o afastamento entre as copas das árvores de acordo com a legislação atual.

Os troços a serem intervencionados são a Estrada Nacional 16, Estrada Nacional 333, Estrada do Cortez à Frágua, Estrada de Talhadas ao Cortez, Estrada do Cortez a Vide, Estrada Nacional 328 a Paçô (EM 572), Estrada de Cedrim à Recochinha, Estrada de Santo Adrião, Estrada de Pessegueiro a Couto de Esteves, Estrada de Sanfins à Mouta, Estrada de Sanfins ao Arestal, Estrada de Nespereira ao Arestal, Estrada da Barragem (Cruzamento da EM 569 à Barragem), Estrada do Couto a Lourizela, Estrada do Couto a Parada, Estrada Municipal 328-1, Estrada da Gândara a Pessegueiro, Estrada da Gândara ao Alto da Serra (ponto de água), Estrada da Foz às Minas do Braçal e do Braçal à Senhorinha; Estrada de Silva Escura ao limite com Ribeira de Fráguas; Estrada de Silva Escura às Bouças e Estrada de Dornelas ao Rio Bom – Arestal. Relativamente às zonas industriais, os trabalhos irão iniciar, brevemente, na zona industrial de Cedrim (Cedrim e Paradela) e prosseguirão nas restantes zonas industriais de Irijó e de Sanfins (Rocas do Vouga), Padrões, Pedras Negras e Gândara (Sever do Vouga), Decide e Arestalfer (Silva Escura e Dornelas) e Talhadas (Talhadas).

A Câmara Municipal de Sever do Vouga agradece a colaboração de todos os proprietários e produtores florestais no sentido de garantir o acesso às suas propriedades das entidades responsáveis pela gestão de combustível. A autarquia recorda ainda que o material lenhoso será torado, sendo a remoção dos locais de intervenção da responsabilidade dos proprietários ou produtores florestais, arrendatários e usufrutuários. Estes, podem e devem, sempre que possível acompanhar os trabalhos e proceder à remoção dos materiais que possuam valor comercial, devendo fazê-lo dentro do prazo máximo de 15 dias úteis, após a gestão de combustível, findo o qual, o material lenhoso será depositado, provisoriamente e sem critério de identificação, em local a definir e reverterá a favor da Câmara Municipal.

A planta da faixa de gestão de combustível pode ser consultada junto do Balcão Único da Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 16h00, no site do Município de Sever do Vouga e ainda nas sedes das respetivas juntas de freguesias.