Vencedores do Orçamento Participativo 2018 são conhecidos

12 Novembro 2018

Sever do Vouga decidiu e elegeu os projetos que vão integrar o Orçamento Municipal para 2019, no âmbito do Orçamento Participativo. A requalificação do ringue desportivo de Pessegueiro do Vouga, a aquisição de um equipamento para o combate às vespas asiáticas e, ainda, a limpeza do rio Gresso e de quatro corgas (Pontinha, Azenha, Crasto e Gresso) para caminhadas ao longo dos percursos de água foram as propostas vencedoras entre as nove que foram à votação.

“Trata-se de um processo de participação democrática em que os munícipes dão, de uma forma muito direta, o seu parecer sobre os investimentos que consideram importantes”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, durante o anúncio público dos vencedores. O autarca mostrou-se satisfeito por muitas das propostas apresentadas irem ao encontro das estratégias municipais de desenvolvimento, revelando sintonia entre os anseios da comunidade e as opções tomadas pelo Executivo Municipal nos últimos anos.

O projeto mais votado, com 347 votos, foi a “Requalificação do ringue desportivo de Pessegueiro do Vouga” que prevê – como o nome indica – a requalificação da infraestrutura desportiva, localizada junto ao Centro Social de Pessegueiro, visando a realização de atividades físicas e eventos de âmbito local/regional, no valor de 21.736,06 euros.

Em segundo lugar, ficou o projeto de Rocas do Vouga para o “Combate à vespa velutina ou asiática” que prevê a aquisição de um equipamento especialmente concebido para eliminar este inseto predador de outras abelhas, no valor 5.750.25 euros.

Por fim, em terceiro lugar, o projeto da freguesia de Couto de Esteves que também abrange a de Rocas do Vouga. Os “Caminhos da Água” propõem a limpeza do rio Gresso e de quatro corgas (Pontinha, Azenha, Crasto e Gresso) para criação de caminhadas ao longo dos percursos de água e, ainda, elaboração de panfletos para sensibilização da população e proprietários pela limpeza das linhas de água, com informação legal, no valor 23.795,00 euros. Nesta segunda edição, o valor do investimento total a ser feito pela Câmara Municipal de Sever do Vouga soma os 51.281,31 euros.

Apesar de esta edição ter registado uma menor participação, tanto no número de propostas apresentadas, quanto no número de votos registados, António Coutinho mostrou-se satisfeito com o processo. “O Orçamento Participativo de Sever do Vouga funciona e está vivo. Durante as sessões de Assembleia, realizadas nas nove freguesias do concelho e no Agrupamento de Escolas, devido ao alargamento da participação aos mais jovens, foi dada oportunidade a toda a comunidade de fazer ouvir a sua voz, tendo resultado deste processo propostas de projetos que revelaram uma grande maturidade e preocupação com o bem-estar da comunidade, o que muito nos apraz”, afirmou o autarca.

“Os projetos vencedores têm um impacto positivo em todo o território concelhio, o que, naturalmente, contribui para o desenvolvimento de Sever do Vouga e bem-estar da nossa população, cumprindo assim um dos principais objetivos do Orçamento Participativo, a par do incentivo a uma maior participação cívica da nossa comunidade”, concluiu o autarca severense.