Protocolo de colaboração tendo em vista à celebração de contrato interadministrativo para obras de conservação do Posto Territorial da GNR de Sever do Vouga,

01 Março 2019

No passado dia 26 de fevereiro, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Município de Sever do Vouga, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, com vista à reabilitação das instalações do Posto da GNR. O documento destina-se a assegurar os trâmites prévios à assinatura do contrato de cooperação interadministrativo entre a Área Governativa da Administração Interna e o Município de Sever do Vouga.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, deslocou-se, na passada terça-feira, 26 de fevereiro, ao concelho de Sever do Vouga para assinar um protocolo de colaboração com vista à celebração de contrato interadministrativo destinado a obras de conservação das instalações do Posto Territorial da GNR. Com base no presente protocolo, o Município fica responsável pela elaboração do projeto de execução das obras (de acordo com o programa funcional previamente estabelecido pela GNR – proprietária das instalações) e a Secretaria Geral da Administração Interna pela promoção da celebração do contrato interadministrativo.

Durante a cerimónia, que decorreu no salão nobre, o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, referiu que “este é o ato formal, depois de várias reuniões e conversações entre a Autarquia e o Ministério da Administração Interna (MAI) acerca da necessidade urgente das obras de conservação das instalações do Posto da GNR, que se encontram degradadas, sem condições para que os militares possam desempenhar a sua missão com eficiência e em instalações condignas”.

Destacou que apesar das questões de segurança serem da responsabilidade do Governo, a Autarquia está muito empenhada em colaborar na resolução do problema, uma vez que a segurança de pessoas e bens é fundamental. O autarca terminou a sua intervenção afirmando “esta é uma cerimónia simples, mas de grande significado para o concelho.

Por sua vez, o 2º Comandante Geral da GNR, Tenente General Rui Clero revelou estar muito satisfeito por participar neste ato, sublinhando que “é com grande empenho que a GNR irá continuar a melhorar o serviço que presta à comunidade”. De acordo com o comandante, “as novas instalações irão contribuir para melhorar o serviço de proximidade, mas implicam, também, uma maior responsabilidade por parte desta força de segurança, no que diz respeito à qualidade do serviço a prestar à população do concelho de Sever do Vouga”.

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna agradeceu ao Município de Sever do Vouga, pelo contributo que tem dado no que respeita às questões ligadas à segurança do concelho. Isabel Oneto referiu que isto passa também, naturalmente, por dotar as forças de segurança de instalações que permitam o cumprimento das suas missões”. A governante sublinhou que “o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga é particularmente significativo.