Museu lança projeto artístico em parceria com a comunidade

08 Maio 2019

A completar três anos de serviço público, o Museu Municipal de Sever do Vouga vai lançar o seu mais recente projeto artístico, desenvolvido em parceria com a comunidade local. Visitas guiadas teatralizadas, que propõem um novo olhar sobre o território, com humor à mistura. A primeira visita, agendada para o dia 18 de maio, pelas 21h00, assinala o aniversário deste equipamento cultural. A data coincide com o Dia Internacional dos Museus e marca, também, a sua estreia na iniciativa nacional “Noites no Museu”. No dia seguinte, 19 de maio, haverá visitas guiadas pelo técnico responsável do museu, às 14h30 e às 16h00.

Com mais de 6.500 visitas registadas desde que abriu as suas portas, o Museu Municipal de Sever do Vouga quer continuar a contrariar a tendência nacional que regista a queda do número de visitantes aos museus. Para isso, pretende aproximar as famílias através de ações dirigidas a este público em particular. “Com direção e encenação de Pedro Giestas, a Severi-Associação Cultural de Expressão Dramática irá contar histórias sobre Sever do Vouga e interagir com o público. Queremos, assim, promover uma maior participação das famílias”, explica Pedro Nóbrega, responsável técnico do museu, acrescentando que “a estreia será na noite do aniversário e as visitas teatralizadas irão decorrer uma vez por mês, aos domingos, até o final do Verão”. As datas já estão agendadas: 16 de junho, 28 de julho, 25 de agosto e 29 de setembro.

A par da aposta na componente pedagógica, o Museu Municipal de Sever do Vouga prepara-se para a abertura da Reserva Municipal Arqueológica, em Couto de Esteves, criada em articulação com a Direção Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Centro e cuja instalação contou com o apoio da EDP. Entre o espólio ali depositados, destaque para os materiais do sítio arqueológico do Rodo, em Couto de Esteves, descobertos durante a construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida.

“Estamos a falar de mais de cem contentores com milhares de peças. A reserva, que será um polo dinamizador do património arqueológico fora do museu, permite que o espólio esteja acessível para a comunidade, proporcionando um maior conhecimento sobre o nosso passado, através de exposições no local. A nível regional e nacional, Sever do Vouga passará a integrar o mapa das investigações do património arqueológico, através de uma parceria que estamos a desenvolver com a Universidade de Coimbra”, adianta Pedro Nóbrega.

Desde 2016, o Museu Municipal de Sever do Vouga assume-se como um espaço voltado para o futuro, em que os visitantes, com recurso às novas tecnologias e conteúdos de elevada qualidade, têm a oportunidade de ter uma visão integrada do território de Sever do Vouga na região de Aveiro. Através do seu site (www.museudeseverdovouga.pt), procura promover uma maior interação com diferentes públicos, sendo possível pedir informações, conhecer as suas coleções e, ainda, marcar visitas guiadas.