Jovem severense brilhou no Concurso Intermunicipal de Leitura

13 Maio 2019

Depois de ter realizado uma prova brilhante, em que demonstrou não só as suas competências leitoras, mas também um grande nível de maturidade, o jovem severense Eduardo José Martins Veiga foi o grande vencedor do Concurso Intermunicipal de Leitura. A prova decorreu no Centro de Congressos de Aveiro, no dia 4 de maio. Proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura é o objetivo da iniciativa.

Promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o concurso é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 Municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro. Na final do concurso, Eduardo Veiga esteve acompanhado pelos outros vencedores da fase concelhia, que decorreu durante o mês de fevereiro, em Sever do Vouga. Apesar de não terem ficado em primeiro lugar, João Miguel Bastos Rodrigues (1.º CEB), Rafaela Calvo Coutinho (2.º CEB) e Francisca da Silva Matos (3.º CEB) representaram muito bem Sever do Vouga, sendo as suas prestações um motivo de orgulho para todos. Entre os aplausos do público, destaque para os familiares e professores dos alunos e para o vice-presidente da Câmara Municipal, Almeida e Costa, acompanhado pela diretora da Biblioteca Municipal, Andreia Amorim, coordenadora das bibliotecas escolares, Alice Almeida, e Lurdes Silva, da Direção do Agrupamento de Escolas, em representação do Município de Sever do Vouga.

Recorde-se que a fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura reuniu a comunidade em momentos de convívio e festa. Na organização da iniciativa, destaca-se uma comissão organizadora composta por excelsos colaboradores da Rede Concelhia de Bibliotecas, em articulação com outros professores do Agrupamento de Escolas e Escola Profissional de Aveiro – UniTEC, que se dedicou, com empenho e entusiasmo, durante alguns meses. No dia 22 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Paixão Pinto, acompanhada pela diretora do Agrupamento de Escolas, Rosário Tavares, entregou os prémios aos vencedores do 3.º CEB (1.º Francisca da Silva Matos, 2.º Samuel Ricardo da Silva Pinto e 3.º Verónica Sofia Castro da Silva) e Ensino Secundário (1.º Eduardo José Martins Veiga, 2.º Mariana Silva Pinto e 3.º Joel Arada Quintanero).

No dia 20 de fevereiro, foi a vez dos vencedores do 1.º CEB (1.º João Miguel Bastos Rodrigues, 2.º Elisa Adriana da Silva Pereira e 3.º Francisco Pereira Viegas) receberem os prémios das mãos do vereador da Câmara Municipal, Raul Duarte, e da diretora do Agrupamento de Escolas. A cerimónia foi ainda mais completa com a entrega de certificados e prémios aos participantes e vencedores do concurso de cartazes “O que é a Felicidade?”, promovido pela Comissão Nacional da UNESCO, que distinguiu a jovem severense Leonor Almeida, com o seu trabalho “O baloiço colorido da felicidade”, vencedora na categoria dos seis aos dez anos de idade, e a severense Sónia Pais, vencedora na categoria a partir dos 41 anos, bem como todos os participantes e os professores Graça Fernandes e Feliciano Angélico.

Já no dia 6 de fevereiro, a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do 2.º CEB decorreu na Biblioteca Escolar do Agrupamento e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal e a diretora do Agrupamento de Escolas. Os vencedores foram Rafaela Calvo Coutinho, em primeiro lugar, e em 2.º lugar-ex aequo Inês Martins Ventura e Verónica Alexandra Dias Fernandes.

A Câmara Municipal de Sever do Vouga presenteou os primeiros lugares do Concurso Intermunicipal de Leitura (1.º CEB, 2.º CEB, 3.º CEB e Ensino Secundário) com um cheque prenda, no valor de 50 euros, e os três primeiros classificados receberam um livro.

Vencedores 1.º CEB

1.º lugar: João Miguel Bastos Rodrigues (EB1 de Cedrim)
2.º lugar: Elisa Adriana da Silva Pereira (EB1 de Pessegueiro do Vouga)
3.º lugar: Francisco Pereira Viegas (EB1 de Dornelas)