Festim traz sons do mundo para Sever do Vouga

14 Maio 2019

Diferentes sonoridades vão ser ouvidas em Sever do Vouga, entre os dias 22 de junho e 6 de julho. Do flamenco a um quinteto de cordas polaco nada convencional, passando pelo jazz sul-africano. O Festim - Festival Internacional de Músicas do Mundo é uma parceria intermunicipal, que Sever do Vouga integra desde a primeira edição, organizada em conjunto com a Associação Cultural d’Orfeu.

Com uma carreira sólida pelos palcos do mundo, Rocío Márquez é a sedução do flamenco em pessoa. Na noite de 22 de junho (22h00), traz ao Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga o seu novíssimo álbum “Visto en el Jueves” na bagagem e promete um exercício de modernidade sobre a memória cultural do flamenco.

Conhecida pelas suas indomáveis performances, Nomfusi vem da África do Sul diretamente para o Festim. A rica tradição do jazz sul-africano apresenta-se ao ar livre, na noite de 28 de junho (22h00), no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga, durante a Feira Nacional do Mirtilo. Adivinha-se uma noite eletrizante com uma das maiores estrelas atuais da música negra.

Na última noite em Sever do Vouga, 6 de julho, pelas 22h00, o Festim regressa ao Centro das Artes e do Espetáculo, com a irresistível combinação dos Volosi, um fabuloso quinteto de cordas. Eles são exímios no repertório tradicional de melodias e danças dos Cárpatos polacos, em arranjos iluminados pela escola clássica e pelo jazz, com influências da improvisação, da música erudita e do rock. Todos os concertos têm início às 22h00. A entrada para os concertos ao ar livre é gratuita e para as salas de espetáculos a 6 euros (bilhete normal) e a 4 euros (com os descontos habituais).

Para o Município de Sever do Vouga, o Festim reveste-se de importância na medida em que permite o acesso a diferentes expressões culturais. “Foi uma iniciativa pioneira na programação em rede na nossa região e o modelo de parceria democratiza o acesso a diferentes manifestações culturais através da música. O Festim tem trazido grandes nomes da world music a Sever do Vouga, apenas possível através desta parceria”, afirma o vice-presidente e vereador da Cultura, Almeida e Costa.

Concertos:

Hang Massive (Suécia/Inglaterra):

Águeda | 19 junho | Centro de Artes de Águeda

Rocío Márquez (Espanha):

Albergaria-a-Velha | 21 junho | Cineteatro Alba

Sever do Vouga | 22 junho | Parque Urbano (Feira Nacional do Mirtilo)

Nomfusi (África do Sul):

Albergaria-a-Velha | 27 junho | Quinta do Torreão (Albergaria ConVida)

Sever do Vouga | 28 junho | Parque Urbano (Feira Nacional do Mirtilo)

Otava Yo (Rússia):

Oliveira do Bairro | 28 junho | Quartel das Artes

Oliveira de Azeméis | 29 junho | Praça da Cidade