Severense em mundial de OCR
Entre os dias 10 e 15 de Outubro de 2019, Sever do Vouga foi representado na prova rainha da modalidade de OCR – Obstacle Course Race – por André Santos, em Londres. Para André, “foram dias de muita aprendizagem e de novas experiências”, na companhia dos melhores atletas do mundo.
No dia 12, o clima londrino foi rigoroso e as características da prova de quinze quilómetros fizeram com que o atleta tivesse que abandonar a mesma ao quilómetro onze, com princípios de hipotermia. Para André, foi frustrante abandonar a prova rainha da competição após toda a preparação que teve, porém seguiu para o desafio seguinte.
A prova em formato de equipa realizou-se no dia 13 e contou com as componentes de velocidade, carga e técnica, sendo a última desempenhada pelo atleta severense. No final deste último setor, os três atletas da equipa arrancaram juntos para o final do percurso, onde existiam desafios de maior escala, incluindo a parede final. “Foi uma das provas com mais dinâmica em que participei”, afirma André Santos.
O severense descreveu a chegada do grupo à meta como indescritível, atribuindo a soma das vitórias da equipa a todos os apoiantes. Entre estes, agradece especialmente aos portugueses presentes, a todos os patrocinadores, entidades e equipa técnica, que possibilitaram a sua participação, assim como da equipa. A equipa portuguesa conquistou o 14º lugar – em 101 equipas concorrentes – estando a competir com equipas profissionais, sendo que muitas têm acesso a condições de treino de alta qualidade.
Juntamente com os restantes membros, André Santos representou em grande as cores nacionais, levando o nome da capital do mirtilo mais longe. Contou, também, com o apoio e acompanhamento do Município de Sever do Vouga na sua participação no campeonato. “Continuarei a promover a nossa terra por esse país e mundo fora”, partilhou, orgulhosamente.