Just a Change

29 Julho 2017

Cerca de 100 voluntários reabilitaram 11 casas

O Programa Rural Sever do Vouga 2017, da “Just a Change”, associação sem fins lucrativos que reabilita casas com o objetivo de lutar contra a pobreza em Portugal, foi um enorme sucesso ao nível de impacto social e mobilização da comunidade. Cerca de 100 voluntários recuperaram 11 casas, beneficiando 28 pessoas. A Câmara Municipal de Sever do Vouga apoiou o projeto com um contributo financeiro de 67.266,70 euros para suportar os custos com materiais e mão-de-obra técnica.

A Fundação Mão Amiga convidou a “Just a Change” para intervir no concelho e a Câmara Municipal de Sever do Vouga prontamente se disponibilizou para integrar o projeto. A parceria foi formalizada, em Maio, através da assinatura de um protocolo de colaboração, que definiu o plano de intervenção para as casas sinalizadas pela Fundação Mão Amiga e Câmara Municipal. A autarquia comprometeu-se em realizar os trabalhos de preparação e fornecer toda a logística inerente aos trabalhos e à Fundação Mão Amiga coube o fornecimento da alimentação aos voluntários, equipamento e mobília das casas e ainda o acompanhamento biopsicossocial e de proximidade das famílias sinalizadas. A Associação “Just a Change” ficou responsável pelo planeamento geral das intervenções e fornecimento de todos os bens e materiais necessários à realização dos trabalhos, bem como a contratação de mão-de-obra especializada e mobilização de voluntários para participar na iniciativa.

Entre os dias 5 e 25 de Julho, os voluntários, oriundos de diversos pontos do país, ficaram alojados no VougaPark-Centro de Inovação e foram recebidos pela nossa comunidade que se envolveu na iniciativa. Materiais, produtos, refeições, alimentos e recheio das habitações foram alguns dos donativos feitos por diferentes entidades como o Montepio, ASM Energia, comércio, tecido empresarial, Juntas de Freguesia e Paróquias. O Relatório do Projeto destaca ainda os Bombeiros Voluntários, os fornecedores de materiais de construção que fizeram descontos e entregaram donativos, os mestres de obra que emprestaram ferramentas e materiais, as instituições de solidariedade locais que ofereceram as refeições dos voluntários durante os 20 dias de campo; o Rotary Club de Sever do Vouga que fez vários donativos a título coletivo e individual; os vários particulares que se aliaram ao projeto oferecendo materiais novos ou em segunda mão para as obras; as padarias e uma superfície alimentar que doaram diversos géneros alimentares; os funcionários da Câmara que estiveram sempre disponíveis e os cafés locais que ofereceram várias refeições aos voluntários. Como nota final, a “Just a Change” sublinha que “toda a comunidade abriu os braços ao projeto e por esta razão os voluntários sentiram muito carinho pela comunidade de Sever do Vouga”.

Por tudo isto, a Câmara Municipal de Sever do Vouga não tem dúvidas em afirmar que o “Just a Change” cumpriu com os seus objetivos. “Trata-se de um projeto que veio ao encontro das nossas preocupações e complementou o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos, através do seu próprio programa de reabilitação habitacional, o “Casa+”. Por isso mesmo, não hesitamos em dar o nosso contributo”, explica o presidente da Câmara Municipal, António Coutinho. Para o autarca, a importância dos programas de reabilitação habitacional não se resume às melhorias físicas. “Além de melhorar as condições de segurança e salubridade, um espaço digno, asseado e ordenado contribui para o aumento da auto estima”, refere, acrescentando ainda o impacto positivo na comunidade. “É preciso que se diga que o projeto teve o apoio de muitas instituições e particulares que contribuíram de acordo com as suas possibilidades. Os severenses mostraram mais uma vez que são solidários e deram provas da sua hospitalidade”, congratula o autarca.

CO-162017_-_Just_a_Change__1_
CO-162017_-_Just_a_Change__2_