“Vouga Walking Badges” vencedor de VI edição de Concurso de Ideias

17 Janeiro 2020

O Concurso de Ideias “Lança o teu futuro!” do Vougapark encerrou no dia 16 de janeiro, na Incubadora de Empresas Severense. Depois de meses de trabalho e 6 módulos de aprendizagem, os 11 grupos de estudantes apresentaram as suas ideias em formato pitch.

O evento, com uma plateia de cerca de 80 pessoas, contou com um júri de 7 profissionais de áreas diversas, da engenharia mecânica à comunicação. A avaliar esteve Ana Sampaio, da Sanjotec, Bruno Figueiredo, da Graphnest, Eva Andrade, da Universidade de Aveiro, Jorge Noro, da Universidade de Coimbra, José Vale do IAPMEI, Sofia Guerra, da empresa A. Silva Matos, e Teresa Cascais, Diretora da Revista de Alojamento Local.

O Vereador da Cultura do Município Severense, Dr. Almeida e Costa, iniciou a sessão a agradecer a iniciativa ao Vougapark, na pessoa da coordenadora Andreia Fonseca, à Escola Profissional de Aveiro, ao Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, à MAGNA Consultores e ao júri. “Que existam ideias que possam ter seguimento numa ótica de ensino inclusivo, que integrem os jovens na sociedade, de modo a transformar ideias em negócios sustentáveis, que incentivem o desenvolvimento da região”, foi este o desejo que manifestou.

Andreia Fonseca, coordenadora do Vougapark, agradeceu, também à EPA, ao AESV e aos professores pelo incentivo aos alunos, tendo esta sido uma oportunidade para ganhar experiência a comunicar para um júri.

Os jurados deixaram palavras de motivação e força aos jovens empreendedores, para que estes percebessem o valor deste tipo de iniciativas, que podem “dar pistas para descobrir oportunidades para o futuro”, como referiu Jorge Noro. Teresa Cascais destacou, ainda, a importância de “dar força para os alunos vingarem com as suas ideias, de modo a que a melhoria seja contínua e estas vão para o mercado”.

O primeiro lugar, com um prémio de 300€, foi atribuído ao projeto “Vouga Walking Badges”,  que consiste numa uma aplicação móvel com trilhos em Sever do Vouga, sendo o slogan “caminhe com um objetivo”. Para combater a problemática do sedentarismo através do turismo, de caminhadas e de “prémios”. Nesta app, um determinado número de quilómetros reverte em cupões para descontar em estabelecimentos locais. O objetivo será atrair mais turismo ao concelho de Sever do Vouga e potenciar um estilo de vida mais saudável. Os jovens participaram na edição passada e, conforme o testemunho de Ana Sampaio, “evoluíram com um projeto que vem valorizar o território”.

O 2º e 3º prémios, de 200€ e 100€, respetivamente, foram atribuídos a projetos relacionados com plantações de mirtilo e um espaço de convívio e aprendizagem entre idosos e jovens.

Como realçou Hélder Sampaio, o consultor que apoiou os grupos ao longo do processo, houve evolução gradual dos participantes, a nível técnico e comportamental. “É importante reformular e absorver os inputs de quem mais sabe. Empreender é testar e implementar – aproveitar o fracasso, ter resiliência, ver o feedback recebido e crescer”, reforçou.

concursoideiasvougapark4
concursoideiasvougapark3