Concurso Intermunicipal de Leitura

21 Fevereiro 2020

No âmbito do Concurso Intermunicipal de Leitura, terminou no dia 12 de fevereiro a fase concelhia, que se desenvolveu em três sessões para diferentes idades. Ao todo, participaram cerca de 141 alunos.

Este concurso, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) ao Ensino Secundário, das redes pública e privada dos 11 municípios da comunidade.

A sessão direcionada aos alunos do 1.º CEB decorreu no dia 29 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, na qual participaram 9 alunos, que contaram com a assistência de quase 100 pessoas. Com a obra "A História da Pequena Estrela" de Rosário Alçada Araújo, a nomeada para o 1.º lugar foi Joana Pereira Ribeirinha Tavares Bragança, sendo o 2.º e o 3.º lugar atribuído a Luciana Martins e a Isabela Marques Coutinho, respetivamente.

Já no dia 5 de fevereiro, pelas 14h30, foi a vez de 37 alunos do 2.º CEB testarem os seus conhecimentos escritos sobre a obra “O Romance da raposa” de Aquilino Ribeiro, tendo passado à fase oral 7 concorrentes. A sessão realizou-se na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga. Constança Bastos Costa, do 5.º ano, foi a vencedora, tendo o 2.º lugar sido atribuído a Rafaela Calvo Coutinho, do 6.º ano, e o 3.º a João Miguel Bastos Rodrigues, do 5.º ano.

As provas dos alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário decorreram no dia 12 de fevereiro, na Biblioteca Municipal. Os concorrentes do 3.º ciclo foram os primeiros a demonstrar os seus conhecimentos sobre a obra “O Papalagui” de Tuiavii de Tiavea. André Pereira Ribeirinha Tavares Bragança foi o grande vencedor, seguido de Francisca Silva Matos ficado e Verónica Alexandra Dias Fernandes. Neste nível de ensino, participaram 29 alunos na prova escrita, passando 7 à prova oral.

No Ensino Secundário, dos 72 alunos concorrentes na prova escrita, 4 passaram à prova oral juntando-se assim aos 4 concorrentes da Unidade das Tecnologias (UniTEC) da Escola Profissional de Aveiro, a funcionar no Vougapark-Centro de Inovação. Ana Patrícia Dias Simões conquistou o primeiro lugar do pódio, tendo Lurdes Ferreira da Costa e Cíntia Maria Silva Pereira (UniTEC) ficado em 2.º e 3.º lugar, respetivamente.

Os candidatos apurados de cada nível de ensino irão representar o Município de Sever do Vouga na Fase Intermunicipal, que se realiza a 29 de abril, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro. O vencedor de cada categoria irá representar o distrito de Aveiro no Concurso Nacional de Leitura (CNL), no próximo dia 06 de junho, em Oeiras.

Proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura é o principal objetivo da iniciativa.

2ceb
3oceb