Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Caros Severenses,
No dia em que se celebra o quadragésimo sexto aniversário do 25 de Abril, não podia deixar de aqui referir este marco da história do nosso país, que nos trouxe a Liberdade e a Democracia.
Este ano esta Liberdade está um pouco afetada pela obrigação do dever de confinamento devido à pandemia do Covid-19, mas acreditamos que é com grande sentido de responsabilidade que o fazemos, na expetativa de que a situação se altere o mais rapidamente possível.
Este drama da pandemia ficará também na nossa história, mas como um facto bastante negativo para a sociedade, embora reforçando os valores de Abril. Nunca em qualquer outra situação se deu tanto valor ao Sistema Nacional de Saúde, à Escola Pública e ao Estado Social como agora.
E é com solidariedade, fraternidade e respeito pelos outros, valorizando a dignidade humana, que iremos vencer esta dura batalha contra o vírus.
Acredito que com coragem, responsabilidade, perseverança, sentido cívico e muita força, vamos ultrapassar esta situação e os desafios económicos e financeiros que a pandemia está a provocar ao nosso concelho e ao país.
Concluiu-se esta semana a primeira ronda de testes nas IPSSs e os resultados têm sido bastante animadores, pois até ao momento não são conhecidos mais casos positivos na sequência das análises feitas nessas instituições.
Procedeu-se à desinfeção das instalações dos lares, com a colaboração do Comando Distrital da Proteção Civil e de Equipas Especializadas da GNR, tendo sido também promovida formação para boa utilização dos equipamentos de proteção individual.
No sentido de promover o uso individual de máscara, iniciou-se um processo de distribuição aos munícipes de EPIs, principalmente (máscaras). Para obter este material, priorizando as necessidades, (deslocações a consultas, serviços inadiáveis, comércio, trabalho etc) podem contactar o município ou as juntas de freguesia.
O nosso Gabinete de Emergência continua a colaborar na entrega de bens de primeira necessidade, medicamentos e refeições e no apoio domiciliário, reforçando os recursos humanos de algumas instituições que foram gravemente atingidas pelo Covid-19.
Regras a ter em conta:
-Evitar sair de casa ( sair apenas para trabalho, aquisição de bens de primeira necessidade e outras situações inadiáveis)
-Lavar as mãos muitas vezes com água e sabão
-Desinfetar as mãos com uma solução alcoólica
-Manter o afastamento social ( 2 metros ) das outras pessoas
-Usar máscara sempre que sai de casa
O Presidente da Câmara
António Coutinho