Assinado o auto de consignação das obras de reabilitação e requalificação do Largo de São Mateus em Paçô na Senhorinha

22 Março 2021

A Câmara Municipal de Sever do Vouga assinou no dia 19 de março o auto de consignação para a reabilitação e requalificação do Largo de S. Mateus em Paçô, no lugar da Senhorinha, que terá início nos próximos dias.

Realizou-se no salão nobre da Câmara Municipal de Sever do Vouga a assinatura do auto de consignação da obra, adjudicada à empresa Construtora Paulista pelo valor de 398.950,00€ e com um prazo de conclusão de 300 dias.

O momento da assinatura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal António Coutinho, do Vereador de Obras Públicas Raul Duarte e da Engenheira dos Serviços Técnicos (Sector de Obras Públicas) Sandra Veiga, como representantes da autarquia, e de Armindo Tavares da Silva Filho, como representante da firma adjudicatária da empreitada.

O objetivo desta reabilitação é valorizar o espaço, facilitando a organização dos costumes tradicionais, nomeadamente as romarias ao Santo padroeiro do concelho, que recebe anualmente muitas pessoas vindas de fora, mas sem também descurar o melhoramento para a sua utilização quotidiana, procedendo-se a alterações ao formato do largo e espaço envolvente, e à orientação do tráfego. Este foi um processo complicado, com a necessidade de expropriação de vários terrenos adjacentes, mas considera-se uma recuperação importante que irá trazer uma nova vida ao centro da localidade.

Para António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, o início desta obra é “…um grande motivo de satisfação, por ter sido adjudicada a uma empresa severense e por ser já a segunda a ser executada através do Plano de Ação de Reabilitação Urbana”. O autarca considera ainda que “…é uma obra de grande impacto, pois consiste na reabilitação de um espaço com história”, do qual faz parte a capela de São Mateus, santo padroeiro, que marca o feriado municipal de Sever do Vouga.

Apesar da pandemia e das dificuldades inerentes à gestão de todo o processo de apoio à população, na nova normalidade em que se vive, o grau de execução orçamental é um dos maiores do distrito, havendo neste momento mais de 90 obras em curso, em todas as freguesias do concelho, num investimento de largos milhões de euros. Estes números devem-se, e segundo o edil, “…a uma equipa camarária excelente e dedicada à causa pública e que nem por um segundo baixaram os braços aos novos desafios que tem sido gerir a pandemia que nos assolou em 2020 e que se está a estender em 2021.”

assinatura