Passar para o Conteúdo Principal

Assinado o auto de consignação da “Beneficiação do tabuleiro da ponte no Folharido”

09 Abril 2021

No dia 1 de abril foi assinado o auto de consignação da empreitada “Beneficiação do tabuleiro da ponte no Folharido (Costa Má)"” a realizar no lugar do Folharido, Silva Escura, União de freguesias de Silva Escura e Dornelas, concelho de Sever do Vouga. Trata-se de reforçar e alargar um tabuleiro de uma ponte, neste momento com aproximadamente 3,0m de largura, sem qualquer segurança e em risco de ruína iminente. A solução pensada para o reforço deste tabuleiro, teve como objetivo principal, manter o arco em pedra da atual ponte, não estando previsto qualquer demolição, mas sim um novo tabuleiro em betão armado, apoiado nas margens, que permite manter a estrutura antiga por baixo e intacta. Com a execução desta empreitada, pretende-se reforçar o tabuleiro desta ponte, em termos de estabilidade e segurança para todos que aqui passam, tanto veículos como peões. A largura será de 6,0m, e o tabuleiro terá um comprimento de 10,0m.

A solução encontrada e viável para o reforço deste tabuleiro, centra-se na construção de duas vigas em betão armado nas margens, aonde assenta uma laje de betão duplamente armada, com 6,0m de largura e 10,0m de comprimento e 30cm de altura. Lateralmente, será feito um reforço dos muros existentes.

A empresa que ganhou o concurso público foi a RIBEC - Unipessoal, Ld.ª – de Águeda, com um valor global de 25,782,95€ e com um prazo de execução de 180 dias.

folharido7