O Vougapark dinamiza mais um Meet up com as empresas do ecossistema

05 Maio 2021

O ecossistema do Vougapark tem vindo a crescer ao longo dos anos, apresentando projetos empresariais com diferentes estágios de desenvolvimento e maturação. Apesar da grande maioria das empresas trabalharem em áreas distintas, muitas conseguem complementar-se, podendo trabalhar em conjunto para o desenvolvimento mútuo.

Como tal, tendo em conta o constante crescimento, e de forma a potenciar-se uma aproximação entre as mais antigas e as recém-chegadas empresas ao espaço, realizou-se um VougaPark Meet-up no dia 21 de Abril pelas 17h, em formato virtual, com vista à apresentação de todas as empresas à comunidade, de forma a que a partir daí se pudessem dar a conhecer e se potenciasse a criação de parcerias, colaborações e projetos comuns. Estes eventos são iniciativas fundamentais para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor dinâmico e coeso!

No meeting, conduzido pela diretora do Vougapark Andreia Fonseca, estiveram presentes dezenas de representantes das várias empresas ali sediadas, e foram apresentados os indicadores de crescimento do ecossistema empresarial ao longo dos últimos anos.

No que tange ao número de empresas que se estão nesta estrutura desde a sua criação em 2013, de momento o espaço encontra-se com 85% de ocupação, somando um total de 38 empresas em 2020, que mesmo durante a pandemia acolheu mais cinco empresas, revelando ser uma boa opção de trabalho para esta nova realidade.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, que acompanhou esta iniciativa, refere que o Vougapark tem conhecido um grande crescimento devido à qualidade das infraestruturas existentes, com uma oferta de serviços às empresas de grande valia e que o espaço também tem os recursos humanos necessários a um bom apoio aos empresários e aos empreendedores. Adianta ainda que “…estamos num processo de crescimento com a captação de novas empresas que mensalmente nos contatam para ali se instalarem, o que é um sinal claro e inequívoco que estamos no bom caminho”.

As novas empresas geram novos postos de trabalho, e segundo os indicadores apresentados o crescimento foi constante, empregando em 2020 um total de 155 pessoas. O volume de negócios destas empresas atingiu o valor recorde de 9,26 milhões de euros, quase duplicando o do ano anterior. No que concerne as exportações, conseguiu-se superar o valor de 1M€ em 2020.