No passado domingo dia 23 de maio celebrou-se o Dia Europeu dos Parques

27 Maio 2021

No passado domingo, dia 23 de maio, celebrou-se no Parque da Cascata da Cabreia, o Dia Europeu dos Parques. Esta iniciativa esteve inserida na 1ª caminhada do programa turístico municipal, "Sever do Vouga a Caminhar".

Após a receção dos participantes e briefing assegurado pela técnica superior de turismo e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, a manhã iniciou-se com a caminhada no PR 2.1, percurso circular, com início no parque da Cascata da Cabreia.

Durante cerca de 3.500 metros, os participantes puderam desfrutar de recantos bucólicos ao longo do vale do rio Bom, passando por paisagens moldadas pelo homem como caminhos florestais e paisagens rurais de grande beleza. Após o retemperar das forças, os participantes distribuíram-se pelas atividades, “Banhos de Floresta” e a “Prova de Orientação”, orientadas respectivamente por Pedro Trindade, do Instituto de Banhos de Floresta, e Bruno Costa, da empresa Desafios® - Desporto & Aventura, nas quais os participantes puderam embrenhar-se na natureza, sentir e escutar os sons e os cheiros, e contemplar as belezas de toda a envolvente natural da Cascata da Cabreia, uma das mais belas cascatas de Portugal.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, refere que o concelho é um dos melhores da região para este tipo de atividades, pois contém um grande número de locais ainda em puro estado de natureza, com trilhos e cascatas de uma beleza ímpar, o que faz com que cada visita ao nosso espaço seja sempre diferente e digna de exploração.

Este evento contou com o apoio de diversas entidades, designadamente a União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas e com a parceria com o CLDS Proxim´Idades de Sever do Vouga, nesta ação conjunta pela sustentabilidade ambiental e saúde e bem-estar dos munícipes e visitantes.

Devido às restrições impostas pela pandemia, apenas foram abertas 70 inscrições, tendo a atividade obtido uma adesão de 88% (62 inscrições), contando ainda com participantes de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Carregosa, Vale de Cambra, entre outros.