Conversas Activas | Recuperação dos Ecossistemas

01 Outubro 2021

Tema anual Bandeira Azul 2021 – Recuperação dos Ecossistemas

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

É necessário promover e acelerar a nível planetário a recuperação de ecossistemas degradados, como contributo essencial para as metas do combate à perda de biodiversidade, perda de habitats e da mitigação e adaptação às alterações climáticas e, consequentemente, garantir um Planeta Terra mais equitativo para Todos, onde a distribuição de alimentos e água seja mais justa e que chegue para Todos e não só para alguns! Há que assumir responsabilidades pelo desperdício e uso excessivo de recursos por uma percentagem da população mundial , enquanto outros mendigam por alimentos para sobreviver.

“De acordo com a UNEP, a degradação dos ecossistemas marinhos e terrestres afeta de modo relevante o bem-estar de 3,3 biliões de pessoas em todo o mundo, e tem associado um custo anual de cerca de 10% do produto bruto do planeta em termos de perda de espécies e de serviços dos ecossistemas essenciais para a alimentação, agricultura e aprovisionamento de água em qualidade, entre outros.”

Qual é a tua pegada ecológica em Sever do Vouga? – Descobre aqui: https://www.cm-sever.pt/pages/688

ConversasAtivas - Recuperação de Ecossistemas