Feira Quinhentista recria passado medieval em Sever do Vouga

11 Abril 2023

O Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga recebe a Feira Quinhentista, numa viagem no tempo, dando a conhecer histórias, costumes e tradições, nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Com entrada livre, serão dois dias e meio de recriação histórica, onde não falta a gastronomia, música e dança da época, com animação permanente, num ambiente de festa. Personagens do povo e da nobreza regressam ao passado, interpretando várias situações do quotidiano em interação com o público.

Da época dos visigodos e suevos, passando ao Conde de Sevéri, que veio a dar nome à terra, juntamente com o rio que lhe aleita, marca-se a 29 de abril a comemoração da Carta de Foral, atribuída por D. Manuel I, em 1514. Um marco histórico e cultural para o município.

O Foral traz consigo a importância de alguns dos produtos da terra para aquela que era à data a tributação aos Senhores, como são exemplo o sável ou a lampreia. Naquele tempo, como também o é agora, estimava-se e valorizava-se os produtos do campo.

A Feira Quinhentista é organizada pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, com o envolvimento do movimento associativo concelhio.

O certame abre portas a partir das 18 horas do dia 28, mas a cerimónia abertura do Auto da Feira está marcada para as 20h30.

cartazfeira_quinhentista