Adjudicação da obra de ligação do IC35 à A25 prevista pelo Governo ainda em 2025

17 Março 2023

A obra de ligação do IC35 de Sever do Vouga à A25 - velha aspiração do município - está prevista ser adjudicada ainda em 2025, de acordo com a projeção definida pelo Governo.

A calendarização de procedimentos, tendo em vista a construção do acesso, foi dada a conhecer pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, durante uma reunião, em Lisboa, no passado dia 07 de março, com uma delegação do Município de Sever do Vouga, liderada pelo presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo.

Estamos a falar de uma obra com 30 anos de atraso, extremamente necessária ao desenvolvimento concelhio, com reflexos positivos para o tecido empresarial, uma vez que vai permitir uma nova ligação direta de Sever do Vouga à A25, facilitando, consequentemente, o acesso ao Porto de Aveiro e à fronteira de Vilar Formoso”, reafirma o autarca, sublinhando que a questão das acessibilidades – e esta em concreto - tem sido “uma prioridade desde o início do atual mandato autárquico”.

Para Pedro Amadeu Lobo, “têm sido inúmeras as diligências feitas desde 2021, junto das mais diversas entidades, para que as obras sejam uma realidade tão breve quanto possível”.

Um dos pontos mais importantes sublinhado pelo secretário de Estado, que tutela diretamente este projeto, foi o financiamento garantindo do mesmo. Recorde-se, que este foi um dos projetos retirados do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que muito preocupou este executivo e que vai agora beneficiar de verbas obtidas com o leilão 5G.

A elaboração do projeto de execução dos trabalhos – já adjudicado pela Infraestruturas de Portugal (IP) - aguarda o visto do Tribunal de Contas, prevendo-se para o próximo trimestre a sua concretização.

Posteriormente, será enviado, durante o segundo semestre deste ano, para a Agência Portuguesa do Ambiente que irá avaliar o estudo de impacto ambiental. Espera-se que o projeto esteja concluído até ao final de 2024. Ainda segundo o secretário de Estado das Infraestruturas, será lançado, no início de 2025, o concurso para a execução dos trabalhos, apontando para 2026, o início da respetiva obra.

Esta calendarização é muito importante para conseguirmos articular a nossa estratégia de criação de valor em Sever do Vouga. Porém, temos de estar preparados para alguns constrangimentos que possam surgir neste tipo de procedimentos, tal como aconteceu recentemente com a impugnação do concurso de adjudicação do projeto de execução por um dos concorrentes e que veio a acarretar um atraso no procedimento”, sublinhou Pedro Amadeu Lobo.

Em causa está a criação de um acesso privilegiado das Zonas Industriais de Sever do Vouga à A25, servindo, ainda, como uma alternativa à EN328, funcionando como uma variante a Sever do Vouga, melhorando substancialmente a ligação ao corredor internacional (IP5 / A25).