Sever do Vouga convida a dar mais tempo à vida

21 Março 2018

“Dou-vos já uma certeza: não se vão arrepender de ter escolhido Sever do Vouga”. Foi com esta garantia que o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, deu as boas vindas ao projeto comunitário “Dou Mais Tempo à Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). O lançamento público decorreu na tarde de 11 de março, no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga, em ambiente de festa. Durante três meses, prevenção é a palavra de ordem.

Depois da Lousã, Mangualde, Mealhada e Soure, chega ao nosso concelho o projeto “Dou Mais Tempo à Vida”, que teve início em 2005. Até o dia 16 de Junho, data de encerramento da iniciativa, equipas de voluntários vão desenvolver atividades no nosso concelho, com vista a promover a educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgar as ações e serviços da LPCC.

“Apesar de ser um direito consagrado na Constituição Portuguesa, o Estado, seja a Administração Central ou Local, nem sempre tem meios humanos e financeiros para garantir a saúde e o bem-estar das populações, daí a importância de instituições como a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, afirmou Almeida e Costa, durante o lançamento do projeto, em que esteve presente Natália Amaral, secretária geral do Núcleo Regional do Centro da LPCC, e Irina Rocha, coordenadora do projeto no nosso concelho.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sever do Vouga respondeu prontamente ao desafio lançado pela Liga, ao inscrever a iniciativa no plano de atividades da autarquia. “Ao abraçarmos este projeto, fazemo-lo com a consciência de que estamos a tentar preencher uma lacuna que o Sistema Nacional de Saúde não é capaz. Contem com o nosso total apoio”, garantiu o autarca, desejando os maiores êxitos aos voluntários que vão se dedicar a dar mais tempo à vida.

A tarde contou com uma comunicação sobre prevenção do cancro, pelo médico de Medicina Geral e Familiar, Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Santa Joana, José Carlos Marinho. Houve ainda tempo para um momento musical e de dança. No final, as 17 equipas já inscritas participaram num pequeno convívio.

Mais informações e inscrição de equipas através do e-mail: dmtv.severvouga@ligacontracancro.pt ou na sede do projeto, no rés-do-chão do Edifício da Torre, junto ao Extra Mercado (aberta de segunda à sexta, das 16h00 às 19h00). Venha daí você também. Todos somos poucos para apoiar esta causa.

CO-252018_-_Dou_Mais_Tempo_Vida_Apresentacao__1_
CO-252018_-_Dou_Mais_Tempo_Vida_Apresentacao__3_