Orçamento Participativo de Sever do Vouga está de volta

18 Abril 2018

O Orçamento Participativo (OP) de Sever do Vouga está de volta. A principal novidade, este ano, é a vontade da Câmara Municipal em envolver os mais jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, na gestão da vida pública. A partir de maio, o OP começa a percorrer o concelho, com sessões de esclarecimento em cada freguesia. A segunda edição do OP vem renovar o convite feito pela autarquia severense para que os cidadãos decidam sobre uma parte dos investimentos públicos a realizar.

“Depois de, no ano passado, ter mobilizado centenas de severenses, lançamos a segunda edição do OP, reafirmando o nosso compromisso em fortalecer a democracia local. Queremos que Sever do Vouga seja, cada vez mais, um concelho de pessoas ativas e participativas, em que exista um real diálogo entre a autarquia e a comunidade. Acreditamos que o OP contribui para dar resposta às expetativas e necessidades dos cidadãos que podem ter uma palavra na definição das prioridades da ação municipal”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal, de Sever do Vouga, Almeida e Costa. O autarca explica que “a abertura à participação dos mais jovens reflete a nossa vontade em estreitar a relação da juventude com o concelho, contribuindo para uma maior educação cívica e sentimento de pertença, através do seu envolvimento neste processo democrático”.

A verba a contemplar para o OP é de 50 mil euros para ideias e projetos que se enquadrem nas seguintes áreas de governação: Ambiente e Energia, Coesão Social, Mobilidade e Infraestruturas, Cultura e Turismo, Educação e Desporto. Todo o processo, desde a sua implementação até à votação final, irá decorrer entre o mês de maio e o início de outubro.

O lançamento do OP está previsto para o dia 2 de maio, através de uma sessão de esclarecimento de âmbito mais alargado, na sede do concelho, seguindo-se as sessões em cada uma das freguesias. O grupo de trabalho, constituído por técnicos da autarquia e um elemento do Executivo Municipal, irá esclarecer as normas participação, bem como os contornos deste procedimento. Ainda no mês de maio, o OP voltará às freguesias para recolher as ideias e propostas.

De acordo com a calendarização prevista, sujeita a alterações, as propostas serão analisadas pelos serviços técnicos municipais em junho, seguindo-se o período de reclamação pelos proponentes. Em julho, as eventuais reclamações serão apreciadas. A previsão é de que, no dia 26 de julho, sejam conhecidos os projetos que irão à votação, através da divulgação da lista final das propostas admitidas. Entre o dia 27 de julho e 28 de setembro, decorre o período de votação, estando previsto o anúncio público dos projetos vencedores para o início de outubro.

A primeira edição do OP de Sever do Vouga (2017) registou 1869 votos, através de 728 participantes. Os projetos vencedores encontram-se em fase final de preparação e lançamento de concursos. São eles: “Escarpas do Gresso” (valorização das margens do rio Gresso, através da implementação de um trilho pedonal acompanhando as quedas do rio), “Ponto i – Sever Inclui” (turismo acessível com recurso a uma cadeira todo o terreno para pessoas com mobilidade reduzida) e “Melhoramento do abrigo para animais abandonados”.