'Há vida num charco?”: Câmara disponibiliza formação gratuita

21 Junho 2018

No âmbito do seu programa de educação ambiental, a Câmara Municipal de Sever do Vouga promove uma formação gratuita, creditada pela Ordem dos Biólogos, sobre a biodiversidade dos charcos, nos dias 30 de junho e 7 de julho. As inscrições, limitadas a 20 participantes, encontram-se abertas. É dada prioridade aos docentes que lecionam no Município.

“Há vida num charco? Ação de formação de professores (e não só)” é uma das iniciativas que integram o programa de educação ambiental preparado pela Câmara Municipal de Sever do Vouga e que decorre no âmbito do galardão Bandeira Azul 2018 atribuído à praia fluvial Quinta do Barco. Educar para o desenvolvimento sustentável é o objetivo.

De acordo com a autarquia, esta ação de formação, creditada pela Ordem dos Biólogos, prepara os professores para a integração dos charcos como ferramentas pedagógicas para atingir as metas curriculares atualmente definidas através da implementação global da campanha nacional “Charcos com Vida” (www.charcoscomvida.org) em todas as suas vertentes. Ao restante público, será possível dinamizar atividades relacionadas com ecossistemas aquáticos de água doce.

Frequentemente desconhecido pela população em geral, os charcos possuem uma importância ecológica e ambiental notáveis. Muitas plantas aquáticas e animais estão totalmente dependentes destes habitats para sobreviver ou reproduzir-se. Dada a sua reduzida dimensão e facilidade de construção e visitação em contexto urbano, os charcos constituem importantes recursos educativos, permitindo a realização de numerosas atividades de carácter lúdico-científico.

Ao todo, serão 16 horas de formação, divididas em sessões teóricas que irão decorrer no auditório do VougaPark-Centro de Inovação, e sessões práticas na praia fluvial Quinta do Barco. Além dos conceitos teóricos, os formandos irão aprender a planear, desenhar e construir o seu próprio charco. O curso está creditado para Educadores e Professores do 1.º ciclo, estando em processo de creditação para os restantes níveis de ensino. Pelo que os certificados para o 2.º, 3.º ciclos e Secundário podem vir a só ser entregues em setembro (no caso da creditação não se concretizar a tempo do corrente ano letivo).

Inscrições através da Ordem dos Biólogos: linK https://goo.gl/FqxMye. Para mais informações, contactar: anasilva@cm-sever.pt.