Museu Municipal de Sever do Vouga ultrapassa a marca dos 5.000 visitantes

05 Julho 2018

O Museu Municipal de Sever do Vouga recebeu o visitante número 5.000 durante a Feira Nacional do Mirtilo. O momento foi assinalado com a entrega de um kit promocional. Inaugurado a 18 de maio de 2016, o museu tem vindo a ser reconhecido como um equipamento cultural de excelência na promoção e divulgação do território. No ano passado, foi distinguido com o prémio da Associação Portuguesa de Museologia, na categoria Informação Turística.

No ano em que abriu as suas portas, 1.945 pessoas visitaram o equipamento cultural, tendo o número de visitas subido para os 1.996 em 2017. Este ano, apenas no primeiro semestre, o museu já recebeu 1.228 pessoas. Durante a Feira Nacional do Mirtilo, o número de visitantes quase triplicou em relação ao ano passado e 194 pessoas, oriundas de 15 concelhos da região Norte e Centro, estiveram no Museu Municipal. O interesse por parte de grupos de fora do concelho é uma tendência cada vez mais forte. No primeiro semestre de 2018, registou-se a presença de 681 visitantes, um aumento significativo quando comparado com o mesmo período em 2017, em que se registou a visita de 196 pessoas.

O aumento de visitas deve-se, sobretudo, ao trabalho de promoção e divulgação desenvolvido pelo Município de Sever do Vouga. É exemplo disso as parcerias com as agências de viagens, bem como a aposta nas acessibilidades, com a criação de um novo acesso pela varanda e colocação de sinalética. A flexibilidade no horário e a gratuidade também contribuem para atrair mais visitantes. Os grupos podem visitar o espaço fora do horário normal de funcionamento e são recebidos com a hospitalidade que tão bem caracteriza os severenses. Uma degustação de produtos locais dá a conhecer as artes e os sabores da nossa terra.

Ao todo, desde a sua entrada em funcionamento até ao dia 1 de julho, 5.169 pessoas visitaram o museu que, com recurso às novas tecnologias, apresenta uma coleção museológica única, com uma forte componente pedagógica. Ali, os visitantes têm oportunidade de conhecer melhor não só a história do nosso território, mas também as suas potencialidades. Desta forma, o Museu Municipal de Sever do Vouga é um convite para descobrir o concelho.