Biblioteca Municipal: nove anos de serviço público

28 Julho 2018

Em dia de aniversário (25 de julho), a Biblioteca Municipal de Sever do Vouga convidou os mais novos a vestirem os seus pijamas e, munidos de sacos camas, passarem a noite entre os livros. “Leituras em movimento: um livro e muitas danças”, com Raquel Bontempo, foi uma das atividades preparadas especialmente para este dia.

Ao longo de nove anos de serviço público, a Biblioteca Municipal tem apostado em iniciativas inovadoras que visam, sobretudo, contribuir para o bem-estar da nossa comunidade. É exemplo disso, o projeto “Rir é o melhor remédio”, dirigido aos seniores e IPSS’s, em que as sessões de risoterapia procuram contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, ou o premiado projeto “Pais do Avesso”, com sessões que abordam diferentes temas da parentalidade, sendo muitas vezes um espaço de partilha para os pais. A Bebéteca (bebés), o Popup em Família: Clube de Leitura para pequenos leitores (crianças) e o Sénior Net (séniores) são outros dos projetos desenvolvidos, existindo ainda iniciativas que fazem parte da programação anual, como a “Biblioteca de Pijama”, “Noite de Arrepiar”, “Letras e Atividades e Tudo Mais”, “Pimpolhos Natalícios” e a “Feira do Livro”.

“Temos em Sever do Vouga uma biblioteca viva que, não só abre as suas portas, como vai ao encontro da comunidade. Devemos orgulhar-nos disso. Procuramos envolver os severenses nas diferentes atividades e ter um espaço desta qualidade, com profissionais empenhados, é uma mais-valia para toda a Região de Aveiro”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, que fez questão de estar presente para agradecer a dedicação da equipa e cantar os parabéns com os mais novos, muitos deles acompanhados pelos seus pais.

No mês do seu aniversário, decorreram 15 atividades na Biblioteca Municipal, entre exposições documentais e artísticas, ateliers de expressão plástica, apresentação de livros e encontros com escritores e ainda palestras, entre outros, que contaram com a presença de 290 pessoas. Nos 25 dias de serviço público durante o mês de julho, 327 pessoas utilizaram a rede wi-fi gratuitamente e foram feitos 605 empréstimos domiciliários por este equipamento cultural que ganhou seis novos utilizadores.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Sever do Vouga integra a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, tendo sido a 18.ª biblioteca pública portuguesa a entrar para esta rede que incentiva a partilha dos ideais da UNESCO e vontade de empreender atividades próprias.

CO-1002018_-_Aniversario_Biblioteca__2_
CO-1002018_-_Aniversario_Biblioteca__3_