Inscrições abertas na Biblioteca Municipal

27 Setembro 2018

Em outubro, regressam os projetos continuados da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga. “Bebéteca”, “Popup em Família: Clube de Leitura para os pequenos leitores”, “Pais do Avesso” e “Rir é o Melhor Remédio” são as propostas. Uma oferta variada, dirigida a todas as faixas etárias, que permite uma maior aproximação e envolvimento com a comunidade. As inscrições encontram-se abertas.

Dirigidos à primeira infância, “Bebéteca” e “Popup em Família: Clube de Leitura para pequenos leitores” são projetos emblemáticos do trabalho desenvolvido. Criada a pensar na promoção da leitura para os primeiros anos de vida dos bebés (12 aos 36 meses), a “Bebéteca” permite também aos pais e outros familiares a aquisição de novas competências de mediação do livro. As sessões, que têm início a 27 de outubro, decorrem aos sábados, uma vez por mês, das 16h00 às 17h00, sendo a inscrição anual. Os temas são variados e vão da “Amizade” aos “Comportamentos”, passando pelos “Animais”, “As birras”, a “Alimentação”, entre outros.

Quando os bebés completam três anos de idade, o passo seguinte é o "Popup em Família", um Clube de Leitura concebido a pensar na estimulação das necessidades informacionais dos pequenos leitores, dos três aos seis anos de idade. Com sessões mensais aos sábados, das 17h30 às 18h30, o projeto arranca no dia 27 de outubro, com o livro "A bruxa arreganhadentes", de Tino Merroto. Até o dia 13 de julho, os participantes vão embarcar numa viagem de descoberta dos livros.

De regresso também está o “Pais de Avesso”, projeto de parentalidade positiva, distinguido com uma menção honrosa do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (2016). Depois de duas edições dirigidas à primeira infância, o público-alvo nesta edição será a adolescência. Uma decisão que vai ao encontro das necessidades sentidas na nossa comunidade, tendo em conta os últimos dados da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Sever do Vouga que apontam que, até o momento, em 2018, mais de 50% dos processos são referentes a crianças com mais de 11 anos de idade. Com início a 20 de outubro, as sessões decorrem aos sábados, das 14h30 às 17h30. Ao todo, serão seis workshops que abordarão assuntos como a internet e as redes sociais, o desinteresse pela escola, a sexualidade, as drogas, os amigos e as saídas, entre outros. Uma parceria com o Centro de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental "Raio de Sol. Para Todos", da Associação Humanitária Mão Amiga, de Albergaria-a-Velha.

Para o público sénior, “Rir é o Melhor Remédio” tem início a 11 de outubro. Trata-se da segunda edição de um projeto que se revelou um grande sucesso junto da comunidade, atestando os benefícios da risoterapia. Com sessões quinzenais, às quintas-feiras pela manhã, as sessões de yoga do riso visam contribuir para o envelhecimento ativo da população sénior.

co_1152018___inscricoes_projetos_continuados_biblioteca_2