Marionetas convidam à reflexão sobre o Homem na “Idade do Silêncio”

29 Outubro 2018

3 novembro | 21h30 | Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga

É já na noite de 3 de novembro, pelas 21h30, que o Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga acolhe a “Idade do Silêncio”, uma criação de Julieta Aurora Santos. Ao longo de cerca de 40 minutos, dois atores confrontam o espetador com uma realidade paralela, que mais tarde será, também a nossa. Um espetáculo multidisciplinar de marionetas e vídeo art que convida a um momento de contemplação sobre a terceira idade e de reflexão sobre o Homem.

A “Idade do Silêncio” parte de um trabalho de investigação para a criação de um espetáculo deambulatório de marionetas humanas. Durante este processo, “procurou-se entender o estado físico, mental e emocional na terceira idade, bem como a solidão, as limitações físicas, a distância da família, o conhecimento acumulado e a mais-valia da experiência de vida”, explica a criadora.

Olhar para lá do que se vê foi o desafio, como recorda a criadora: “observamos aquele universo, muito particular, sabendo que eventualmente um dia faremos parte do mesmo, se o corpo resistir”.

Numa colaboração com o artista polaco Lukasz Trzcinski, foram construídas marionetas que são réplicas do rosto dos intérpretes, mas envelhecidos, o que contribui para “o conflito explorado na criação, que começa na própria projeção do ator num corpo com cerca de 80 anos”, acrescenta a criadora.

Os bilhetes estão à venda a 5 euros ou 4 euros com os descontos habituais para estudantes, maiores de 65 anos. Quem possuir o Cartão Amigo e for aniversariante no mês de novembro, tem oferta do bilhete.

Ficha artística e técnica

Criação e Direção: Julieta Aurora Santos;