Sever do Vouga é novamente uma “Autarquia + Familiarmente Responsável”

13 Novembro 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Sever do Vouga recebe a distinção de “Autarquia + Familiarmente Responsável”. O galardão é atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis que distingue as Câmaras Municipais pelas práticas adotadas em prol das famílias.

A cerimónia de entrega das bandeiras aos Municípios premiados irá decorrer no dia 21 de Novembro, na Fundação CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra. Ao todo, serão 70 Municípios reconhecidos, de um total de 130 candidaturas. Este ano, Sever do Vouga irá receber a bandeira verde com palma que se destina às autarquias distinguidas por três ou mais anos consecutivos.

“A nossa prioridade são as pessoas. A ação social faz parte do nosso ADN, sendo esta a nossa maior aposta que se reflete em diferentes áreas de governação”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, que vê a distinção como um incentivo de uma entidade externa que valoriza o trabalho desenvolvido pela autarquia severense.

Durante a análise para a atribuição do prémio, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis analisa as políticas da família em diferentes vertentes: o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, acessibilidades, saúde, cultura, desporto e tempos livres e participação social.

“Queremos ser um Município cada vez mais amigo das famílias e, para isso, temos feito opções que traduzem essa nossa vontade, sendo exemplo disso os incentivos à natalidade e ao arrendamento urbano, bem como o apoio na reparação de habitações, o aumento do número de bolsas de estudos, os diferentes projetos culturais dirigidos às famílias, ações de formação parental, entre outros”, explica António Coutinho.