Sever do Vouga aguarda milhares de visitantes durante a Feira Nacional do Mirtilo

03 Junho 2019

Entre os dias 27 e 30 de junho, a Feira Nacional do Mirtilo regressa ao Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. Com uma forte componente técnica, dirigida aos profissionais do sector e dezenas de iniciativas pensadas para as famílias, são esperados milhares de visitantes nesta 12.ª edição da feira. A entrada é gratuita. Durante quatro dias, a “Capital do Mirtilo” vai receber quase cem expositores técnicos. “Muitos visitantes procuram a Feira Nacional do Mirtilo para aumentarem o seu conhecimento técnico ou estabelecer contactos comerciais”, refere a organização. Neste sentido, a feira proporciona um conjunto de palestras técnicas, nas tardes de sexta e sábado (dias 28 e 29), de participação gratuita, que irão, como explica a organização, “abordar um conjunto de temas atuais e de interesse para quem esteja ou pretenda vir a estar na fileira do mirtilo e dos pequenos frutos”. Às palestras, soma-se a área técnica dos expositores. “Os visitantes terão ao seu dispor produtos e serviços, de forma a responder as necessidades de quem esteja instalado ou queira vir a instalar-se, bem como comercializadores de fruto e viveiristas”, acrescenta a organização. Visitas guiadas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos e a plantações de mirtilos do concelho completam o programa destinado ao visitante profissional. Toy, showcookings e muita animação Além da componente técnica, há muito para ver e fazer na Feira Nacional do Mirtilo, com atividades para todas as idades. Quem visita Sever do Vouga pode saborear este pequeno fruto, seja em fresco ou transformado em compota, licor, infusão, gelado, entre outras aplicações culinárias, comprovando a sua versatilidade. Os momentos de lazer serão desfrutados no Parque Urbano da Vila, um extenso parque verde recortado por um ribeiro, com árvores e dois circuitos de equipamentos desportivos. É também ali que está localizada a Biblioteca Municipal, onde irá decorrer a Feira do Livro, com diferentes atividades, e o Museu Municipal, com visitas guiadas. Todos os dias haverá showcookings para crianças e adultos, animação itinerante pelo recinto, jogos tradicionais, área de animação infantil com insufláveis e pinturas faciais, bem como uma área de gastronomia e outra de artesanato e produtos regionais. A animação musical não foi esquecida e o destaque vai para as atuações, com entrada gratuita, de Toy, no dia 30 à tarde, de AbbaMia, banda de tributo aos Abba, no dia 29 à noite, e da sul-africana Nomfusi, no dia 28 à noite, no âmbito do Festim-Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. Para completar a extensa programação, o visitante poderá passear em comboio turístico pelo centro da vila, entre outras iniciativas.

co_352019___feira_do_mirtilo__2_