Edifício da Câmara Municipal de Sever do Vouga vai ser requalificado com apoio superior a 50%

03 Junho 2019

Sever do Vouga foi um dos municípios contemplados, no âmbito do Programa BEM-Beneficiação de Equipamentos Municipais. O Estado irá apoiar a remodelação do edifício principal da Câmara Municipal em 150 mil euros, montante que ultrapassa os 50% do custo total das obras. O protocolo foi assinado, no dia 29 de maio, em Castelo Branco.

A remodelação contempla a criação de espaços e gabinetes para vários serviços (social, educativo, psicologia, entre outros) com vista a concentrá-los e torná-los mais acessíveis para a população. “Era uma intenção antiga dotar o edifício de melhores condições, mas acabávamos sempre por remeter a requalificação para segundo plano, em detrimento de outras situações de maior urgência e com um impacto mais direto para a população”, explica o presidente da Câmara Municipal, António Coutinho, sublinhando que esta é uma oportunidade a não perder, tendo em conta a taxa de comparticipação. “Com este apoio, vamos garantir uma melhor funcionalidade do edifício que certamente terá reflexo na prestação dos serviços à nossa comunidade”, conclui o autarca.

A cerimónia, que decorreu na sede do Gabinete da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, reuniu o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, o secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, a diretora geral das Autarquias Locais, Sónia Ramalhinho, e representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e das Câmaras Municipais abrangidas pelo programa.

O contrato foi assinado entre a DGAL- Direção Feral das Autarquias Locais, a CCDRC e a Câmara de Sever do Vouga, representada pelo seu presidente, António Coutinho. Os secretários de Estado das Autarquias e da Valorização do Interior homologaram o documento.

Recorde-se que o Bem foi criado em 2018 para apoiar iniciativas de natureza municipal, nomeadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municipais. No ano de arranque do programa foram apoiados 31 projetos, num total de 3,8 milhões de euros de investimento. Em 2019, foram aprovados 38 projetos, dos quais 18 são destinados à reabilitação e remodelação de edifícios sede dos municípios. O investimento total este ano é de 4,7 milhões de euros.

Legenda da fotografia em anexo: Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga acompanhado pelo presidente da Câmara da Sertã, secretário de Estado das Autarquias, secretário de Estado da Valorização do Interior e o presidente da Câmara de São Pedro do Sul