Livro inédito sobre jogo de cartas Sueca é apresentado em Sever do Vouga

28 Junho 2019

Após muita prática, pesquisa e estudo, o empresário Adelino Pereira, natural de Silva Escura e a viver no Brasil (Recife) há 17 anos, escreveu sobre uma das grandes tradições portuguesa: a sueca. No dia 6 de julho, pelas 16h30, o livro “Sueca para 4 jogos”, editado pela Gramma, será apresentado na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga.

O trabalho inédito, lançado este ano no Brasil, visa, sobretudo, como explica o autor severense, “valorizar um traço inequívoco da cultura portuguesa e tornar a Sueca ainda mais conhecida, ao abordar a sua importância cultural, social e até terapêutica”.

Numa linguagem simples, objetiva e didática, o livro é de fácil compreensão até para quem não sabe baralhar as cartas ou não conhece os naipes. No entanto, as dicas e conselhos, de quem se dedica à Sueca há mais de 30 anos, são extremamente úteis até para os jogadores mais experientes e premiados. Exemplo disso são os capítulos dedicados ao uso das probabilidades, táticas de jogo, formas de minimizar o fator sorte, entre outros, sempre sob uma perspetiva inovadora.

Nas várias análises efetuadas, Adelino Pereira explica que sempre destacou o fator lógica e raciocínio em detrimento da intuição. “O feeling sempre foi relegado para segundo plano, uma vez que depende de vários fatores subjetivos, empíricos e do nosso estado de espírito vigente”, afirma.

A apresentação do livro “Sueca para 4 jogos” é aberta a toda a comunidade e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga ao disponibilizar os recursos técnicos e humanos da Biblioteca Municipal que cumpre assim a sua missão de conservar, valorizar, promover e difundir o património escrito, em especial o respeitante ao fundo local, reforçando a identidade cultural do nosso território.