Biblioteca Municipal: uma década de serviço público

19 Julho 2019

A Biblioteca Municipal vai comemorar, no dia 25 de julho, uma década de serviço público e preparou um programa bastante especial com a duração de três dias (25 a 27 de julho). São diversas as atividades, dirigidas para as crianças e suas famílias, que têm como convidada especial a autora Margarida Botelho. A participação é gratuita, mas sujeita à inscrição.

Todas as festas têm um bolo de aniversário e com a Biblioteca não podia ser diferente. No dia 25 de julho, pelas 20h30, há uma fatia de bolo à espera de quem se quiser juntar para cantar os parabéns. O corte do bolo acontece mesmo antes do início de mais uma edição da “Biblioteca Pijama”. Munidas de sacos cama, as crianças, dos seis aos dez anos, vão dormir na biblioteca e o programa noturno, além de muitas brincadeiras, inclui cinema de animação, danças do mundo e a performance teatral “Poka Pokani”, por Margarida Botelho.
Licenciada em Arquitetura e Design, Margarida Botelho é autora de livros infantis. A convidada deste ano acredita no compromisso entre a Arte, a Educação e o Mundo Social e por isso desenvolve projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, museus e centros culturais. Trabalha em parceria com várias instituições em projetos de intervenção comunitária, através da Arte, em locais como Moçambique, Brasil, Índia, Timor Leste e Cabo Verde.

No dia seguinte, 26 de julho, as crianças, dos seis aos 12 anos, terão a oportunidade de participar em oficinas de ilustração, histórias e ecologia, que decorrem em duas sessões, às 10hh0 e às 15h00. É o projeto “Ida e Volta”, em que Margarida Botelho, a partir de ideias individuais e coletivas, inspiradas pela coleção de livros “Poka Pokani”, irá partilhar técnicas de ilustração tridimensional que vão desafiar os participantes a dar corpo uma ideia.

A nossa convidada traz uma surpresa final para toda a família no último dia das comemorações do aniversário da Biblioteca Municipal, a 27 de julho. O “Big Bang Boom!” é uma oficina/performance de exploração plástica para a primeira infância que tem a criação do Universo como metáfora. Com tintas naturais, feitas a partir de vegetais e frutas, e riscadores de diferentes formas e texturas, os bebés serão convidados a pintar um grande painel. Sempre guiados pela música, vão explorar o ambiente e criar uma ilustração em grande escala, celebrando assim o nascimento e o crescimento. São duas as sessões: às 10h00, dirigida às crianças dos nove meses aos três anos e suas famílias, e às 16h00, para crianças dos três aos cinco anos e suas famílias. Um momento único a não perder!