Seniores viajaram pelo Roteiro da Água

24 Julho 2019

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o valor e importância da água, a AdRA-Águas da Região de Aveiro e a Câmara Municipal de Sever do Vouga organizaram mais uma edição do Roteiro da Água. Os utentes do Lar de Dia do Centro Social Maria da Glória e alunos da Universidade Sénior do Rotary Clube de Sever do Vouga embarcaram numa viagem que acompanhou o percurso da água no nosso concelho.

O grupo ficou a conhecer as várias etapas que compõem o ciclo urbano da água. A partida deu-se na Estação de Tratamento de Águas de Dornelas, onde existem dois reservatórios. Ali, os participantes conheceram as etapas a que água, ainda não tratada, é submetida antes de chegar à torneira de cada consumidor, através da distribuição pela rede pública. Seguiu-se a visita à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais - ETAR Sul de Sever, onde a água, depois de utilizada nas atividades diárias por cada um de nós, é tratada para depois poder ser “devolvida” ao Ambiente. Depois do convívio e dos novos conhecimentos aprendidos, o grupo almoçou e retemperou as forças.

Com esta iniciativa, que integra o plano de atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Bandeira Azul 2019, “queremos valorizar a água, recurso imprescindível à vida”, explica a autarquia severense, acrescentando que “a visita contribui ainda para que a comum idade tenha conhecimento do processo, bem como trabalho exigido para que a água tenha qualidade”.

Recorde-se que, este ano, o tema do Programa Bandeira Azul é “Do Rio ao Mar sem Lixo”. Neste sentido, é preciso alertar para uma realidade que em nada contribui para o bem-estar do nosso Ambiente. Os resíduos que chegam às ETARs são em grande quantidade e revelam descuido por parte de quem os produz. Cotonetes, pensos higiénicos, toalhitas de bebé, entre outros, não devem ser colocados na sanita, tal como os óleos não devem ser despejados na pia. A separação correta dos resíduos, em nossas casas, é o primeiro passo para garantir a qualidade da água e contribuir para o bom funcionamento das ETARs.

co_682019___roteiro_agua__2_
co_682019___roteiro_agua__1_