“O Pequeno País dos Frutos” em teatro de objetos

08 Outubro 2019

A peça de teatro “O Pequeno País dos Frutos”, baseada na obra literária com o mesmo título, de João Pedro Mésseder, estreou no sábado passado, 05 de outubro, pelas 11h30 no CAE de Sever do Vouga, tendo esgotado a lotação. O mesmo sucedeu na sexta-feira, dia 04 de outubro, nas três sessões de antestreia direcionadas ao 5º e 6º ano, estando presentes cerca de 180 crianças.

Encenada por Pedro Saraiva, a peça contou com a participação de três jovens atores do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga – Nayara Martins, Stephanie Tavares e Tiago Portela – que receberam formação durante cerca de 5 meses. Para os atores estreantes, representar “O Pequeno País dos Frutos” foi uma experiência nova, sendo interpretada de maneiras diferentes por cada um. “Fazer teatro de objetos foi um desafio, mas gostei muito da peça e permitiu-me fazer novas amizades”, explicou Stephanie. Para Tiago, “foi uma honra representar Sever do Vouga através de um projeto que vai ficar marcado por ser diferente e pelo que simboliza”. Nayara explicou, ainda, que o projeto “acaba por não ser só severense, mas também algo que pode ser difundido por todo o Portugal”; afinal, tal como Pedro Saraiva referiu, “o país dos frutos é o mundo”. Salienta-se, também, a vertente educativa da iniciativa, que permitiu aos três jovens o trabalho em equipa e o esforço conjunto em prol do sucesso do grupo.

Em homenagem a Sever do Vouga e ao mirtilo, a obra foi abordada de modo a ser retratada em palco de uma forma particular, através do teatro de objetos, e concebida em formato itinerante. Para Almeida e Costa, vice-presidente da Autarquia, “será um orgulho apresentar a peça em outros concelhos promovendo, assim, a nossa terra através de boas práticas culturais. Em simultâneo, divulgamos a leitura literária, a poesia existente na Capital do Mirtilo, as artes, o teatro, o vídeo e a música. Estamos a tratar da digressão e já temos marcada uma apresentação para o dia 19 de outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, no âmbito do Programa de Mediação Interativa Artística para Crianças, Jovens e Famílias (M.I.A.)”.

oppf_svv2
oppf_svv1