Sever do Vouga ganha “Proxim’IDADE” com o CLDS 4G

30 Outubro 2019

Promover a inclusão social, com foco no idoso, através de uma intervenção de proximidade na comunidade. Este é o principal objetivo do “Proxim’IDADE”, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLDS 4G) a ser desenvolvido em Sever do Vouga. O projeto, que iniciou a 3 de outubro, contempla, ainda, ações direcionadas a crianças e jovens e ao âmbito do desenvolvimento territorial.

Implementado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, através do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE), o CLDS 4G “Proxim’IDADE” é coordenado e executado pela ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira. O nome da associação foi aprovado, por unanimidade, pelo Executivo Municipal, sendo que esta foi a entidade escolhida pela sua experiência notória na coordenação deste tipo de programas.

Com este projeto, a autarquia e a ADRIMAG irão dar continuidade a uma parceria de tradição, que tem dado frutos no território. “Mais uma vez, foi evidente a disponibilidade para acolher este projeto, uma vez que um dos objetivos da estratégia municipal é a área social, sendo o CLDS um projeto de intervenção social não podíamos ficar indiferentes ao mesmo”, salientou António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Durante três anos, todas as freguesias do concelho serão alvo de intervenções, através de dezenas de iniciativas que integram o Plano de Ação, elaborado a partir do diagnóstico social do Município. O documento mereceu a aprovação unânime do Conselho Local de Ação Social, do qual faz parte a Câmara Municipal, Juntas de Freguesias locais, IPSS e representantes de entidades ligadas à Saúde, Educação, Emprego e Segurança Social, o que representa a importância acrescida da iniciativa para Sever do Vouga.

As ações previstas serão desenvolvidas em torno dos eixos de intervenção do projeto: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar/parental, preventiva da pobreza infantil; e apoio à população idosa. Nesse sentido, as ações previstas destinam-se a desempregados, estudantes, jovens à procura do primeiro emprego, crianças e, maioritariamente, idosos.

“Vamos trabalhar para que o “Proxim’IDADE” seja um contributo efetivo para a coesão social do nosso território, dando especial atenção aos idosos”, afirma a coordenadora do CLDS 4G em Sever do Vouga, Zélia Marques; acrescentando que “através de ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a sua autonomia, bem como ações de combate à solidão e o isolamento, queremos envolver toda a comunidade neste projeto que também contempla o voluntariado”. Como explica a coordenadora, “os parceiros locais são de extrema importância para que consigamos conjugar esforços e plantar as sementes que esperamos, deem frutos, muito para além do período de funcionamento do projeto”.

O CLDS 4G, cuja equipa multidisciplinar é constituída por três técnicos e uma coordenadora, funciona num dos gabinetes técnicos da autarquia, cedido graciosamente por esta. “Faz todo o sentido uma palavra de elevado agradecimento, por parte da ADRIMAG, à Câmara Municipal de Sever do Vouga pelo apoio logístico prestado. Ao seu presidente, Dr. António Coutinho, agradecemos ter desencadeado, com celeridade e prontidão, todos os mecanismos técnicos e humanos à instalação da equipa técnica do projeto”, refere a coordenadora acrescentando “uma palavra de apreço aos colaboradores da autarquia pela forma como nos acolheram”.