XX Edição da Rota da Lampreia e da Vitela em Sever do Vouga

07 Fevereiro 2020

A cozinha tradicional severense volta a ser representada nos seus restaurantes, entre os dias 14 de março e 12 de abril, durante a Rota da Lampreia e da Vitela. Na sua XX edição, a iniciativa pretende promover o concelho de Sever do Vouga, dinamizando a economia e a cultura, através da valorização de produtos locais.

Com a colaboração da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, a parceria da Câmara Municipal de Sever do Vouga com a Confraria Gastronómica de Sever do Vouga irá contar, este ano, com 9 restaurantes – mais dois do que no ano anterior, a saber: “Restaurante Santiago”, “Quinta do Barco”, “Quinta Nova”, “O Cortiço”, “O Vitorino”, “O Canastro By Junior”, “O Junior”, “Canta a

Coruja” e “Passa a Palavra 2”.

Durante um mês, os visitantes do concelho poderão degustar os sabores da gastronomia local, passados de geração em geração. A lampreia continua a ocupar um lugar de destaque na gastronomia da nossa região, apreciada desde os tempos da Idade Média.

O acontecimento gastronómico é, assim, uma oportunidade a não perder pelos apreciadores, que poderão experimentar os seus diferentes modos de confeção como o “arroz de lampreia” ou “lampreia à bordalesa”.

Para quem não é apreciador de lampreia, poderá optar pela vitela, que passou a integrar a rota em 2006. A vitela assada com arroz de forno é um prato gastronómico de referência, que pode ser saboreado durante todo o ano e cujo reconhecimento ultrapassa os limites geográficos do país.

É deste modo que o mês de março cumpre a tradição e renova o convite para saborear uma gastronomia de qualidade. Esta é uma iniciativa que tem vindo a renovar a sua importância enquanto produto turístico e vai ao encontro do desenvolvimento estratégico do concelho, em que a gastronomia conduz à descoberta de outras potencialidades. São exemplo disso as paisagens naturais, em que os rios e as cascatas convidam ao descanso e à aventura, o património histórico e o património cultural que pode ser explorado.

XIII Capítulo com entronização de novos confrades

A Rota da Lampreia e da Vitela inicia no dia 14 de março, com a realização do XIII Capítulo da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga em que serão entronizados novos confrades (honorários e cavaleiros). Para dar as boas vindas, estão convidadas entidades ligadas ao Turismo e confrarias de

diferentes pontos do país e da região.

Depois da concentração (9h30) para a tradicional foto da família confrádica, nas escadarias da Câmara Municipal, os confrades irão desfilar pela avenida principal de Sever do Vouga anunciando o evento com início às 10h15, no CAE. Aí, poderão provar os sabores regionais numa degustação a cargo da Chef Alice Bruçó, do restaurante “Quinta do Barco”. Receitas como as papas carolas, feijoada no forno e outras igualmente típicas como rojões da tripa, morcela e mão de vaca com grão são algumas das especialidades que serão servidas. Pelas 11h00, decorre a abertura oficial da rota, com a cerimónia de entronização e bênção das bandeiras. Este ano, o almoço dos confrades será a cargo do Restaurante Santiago nas instalações do VougaPark.

vitela_cortico