28 Março 2020

Caros Munícipes,

Aquilo que já era previsto aconteceu. Surgiram os primeiros casos positivos de Covid-19 em Sever do Vouga e na hora em que escrevo estas palavras, são já cinco os infetados. É com grande preocupação que vos transmito estes números, embora a evolução da pandemia e o estado de mitigação atingido no país fizesse acreditar que mais tarde ou mais cedo isso iria acontecer e Sever do Vouga não passaria ao lado.

Isto faz-nos reforçar os apelos e pedir a todos que fiquem em casa, sempre que não vão trabalhar ou adquirir bens de primeira necessidade e medicamentos. Lembramos mais uma vez que o município tem um serviço de apoio às pessoas idosas ou com dificuldades de mobilidade, ou falta de retaguarda familiar, que pode entregar os bens no domicílio, quando contactado para tal. Continuem também a seguir à risca as indicações das Autoridades de Saúde, Segurança e Proteção Civil e mantenham sempre os afastamentos e a higiene recomendados.

Continuamos a conjugar esforços com todas as entidades de saúde, segurança e IPSSs, no sentido de tudo fazer para reduzir a propagação e cumprir os procedimentos aconselhados para encaminhamento dos casos suspeitos e confirmados.

Coordenamos ações no seio da Comunidade Intermunicipal e Proteção Civil e definimos já espaços de acolhimento (vários edifícios municipais e um alojamento local), para o caso de ser necessário instalar infetados ou doentes em recuperação, ou proceder a  qualquer evacuação imediata de lares ou outras instituições, servindo de retaguarda para o caso de colapso de hospitais, Centros de Saúde e IPSSs.

Estamos a prosseguir com as limpezas e desinfeções de locais e equipamentos públicos (ruas, contentores, edifícios) e também das IPSSs.

Para reforço dos apelos à população colocou-se a circular diariamente nas ruas do concelho, uma viatura com som, chamando a atenção das pessoas para a necessidade de se manterem prioritariamente em casa.

Mantemos uma disponibilidade permanente com as autoridades de saúde, para ser parte ativa no combate à propagação do vírus. Tendo em vista esse objetivo, já fornecemos materiais e equipamentos e estamos a aguardar uma entrega de material de proteção individual para disponibilizar aos profissionais de saúde, aos bombeiros e também às IPSSs, para proporcionar a quem lida com a população mais vulnerável, como são os doentes e idosos, as condições de higiene e segurança, para o cabal exercício da sua tão nobre quanto arriscada missão.

A Câmara predispôs-se ainda a custear a realização de testes aos utentes das IPSSs , estando a sua concretização dependente das orientações emanadas da D.G.S., através da Delegação Concelhia.

Estamos juntos e juntos venceremos.

Cumprimentos

O Presidente da Câmara