18 Abril 2020

Caros Severenses,

Foi renovado até ao próximo dia 2 de maio, o Estado de Emergência Nacional, para prevenir a propagação do Covid-19, o que quer dizer, que é ainda necessário ter muita atenção ao cumprimento das regras emanadas pela Direção Geral de Saúde, Governo e Autarquia e por isso não podemos abrandar a nossa ação e pensar que tudo está a ficar resolvido.

É necessário continuar a demonstrar o civismo, o sentido de responsabilidade e a dignidade    manifestados  pelos Severenses, que muito têm ajudado a proteger cada um de nós e os outros, fazendo-nos sentir que está a valer a pena. Mesmo que hoje já se fale em redução das medidas ou abrandamento das restrições, continuo a apelar a todos que fiquem em casa, saindo apenas para o indispensável, trabalho, compras, consultas etc. Lave as mãos muitas vezes com sabão e sempre que possível desinfete-as com uma solução de álcool. Mantenha as distâncias recomendadas de 2 metros e use preferencialmente uma máscara sempre que sai de casa, pelo seu bem e dos outros.

Com a massificação da aplicação dos testes nos lares, verificou-se esta semana um aumento exponencial de casos positivos, muitos deles detetados numa das nossas IIPSs. De imediato foram tomadas medidas, sendo reorganizadas todas as tarefas dentro da instituição, desinfetadas as instalações por uma equipa especializada da GNR, que também promoveu formação ao pessoal e foram separados os utentes negativos dos doentes por alas diferentes. Neste momento, falta apenas testar um dos lares, o que acontecerá já no início da próxima semana, ficando assim, concluída a primeira ronda pelos lares, acreditando que as coisas ficarão mais estáveis e também mais calmas.

Esta semana, realizou-se uma reunião por videoconferência da Comissão Municipal da Proteção Civil, constituída pelo Município, Saúde, GNR, Bombeiros, Comandante Operacional Distrital, Delegado de Saúde e Juntas de Freguesia, para análise da situação e tomada de novas medidas e na sequência da mesma, foi ativado o Plano Municipal de Emergência, que serve acima de tudo, para definir uma linha mais direta de comando das operações e proporcionar o empenhamento rápido, eficiente e coordenado, não só de todos os meios e recursos disponíveis no concelho, como também dos meios e reforços que venham a ser necessários. Permite organizar melhor a intervenção em situação de emergência ou crise, que é o que se passa neste momento, quando até está decretado o Estado de Emergência e acionado o Plano de Emergência Distrital.

Continuamos a apoiar as instituições com equipamento de proteção individual e aguardamos para breve o fornecimento de uma grande encomenda, que permitirá também o fornecimento de máscaras a outros profissionais e até aos munícipes.

Não podemos deitar a perder todo o esforço feito até agora e baixar a guarda. Vamos continuar a cumprir todas as recomendações, pois só assim poderemos mais rapidamente voltar à normalidade.

Muita força e esperança,

O Presidente da Câmara