'Aprendizagem em contexto de trabalho' do Projeto, 'From birth to adulthood – a WBL successful

02 Julho 2020

No âmbito do programa Erasmus+, ação chave 2, Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional, vai realizar-se no próximo dia 10 de julho, às 11h e às 16h, a conferência final online do projeto intitulado ‘From birth to adulthood – a WBL successful Practice!’.

Este projeto, subordinado ao tema de desenvolvimento do currículo por competências, apoiado em resultados de aprendizagens realizados em empresas, nas áreas da metalurgia, mecânica, mecatrónica e manutenção industrial, pretendeu  colmatar a distância entre a formação profissional e as necessidades reais das empresas e, simultaneamente, validar os resultados de aprendizagem e os currículos desenvolvidos, numa plataforma digital de forma a facilitar a transparência e a certificação da formação realizada. Foi utilizada a metodologia de gestão de projetos, tendo por base a solução de problemas, promovendo um modelo de ensino-aprendizagem estimulante, inovador e eficaz.

Fazem parte deste projeto, coordenado pela AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, 10 entidades de 3 países europeus, Portugal, Espanha e Itália. Em cada país, trabalharam em conjunto, para além de parceiros associados, uma escola de ensino e formação profissional, uma empresa e uma autoridade local/regional. Em Portugal, os parceiros deste projeto são o Município de Sever de Vouga, como parceiro disseminador do projeto,  a empresa A. Silva Matos S.A. e o Instituto Politécnico do Porto. Este último, teve a responsabilidade de desenvolver a plataforma online de validação de resultados de aprendizagem. As autoridades locais envolvidas nos três países tiveram o papel fundamental de promover o desenvolvimento regional, através do envolvimento das várias empresas no projeto.

Encontram-se envolvidas algumas empresas das 3 regiões, em Portugal, Espanha e Itália, das áreas da Metalomecânica, neste processo de formação, promovendo a capacitação de todos os atores, i.e. dos alunos, professores, formadores e tutores profissionais. Pretendeu-se, assim, melhorar o processo de formação em contexto de trabalho para todos os envolvidos, facilitando, simultaneamente, a gestão de todos os procedimentos, que passam pela gestão comportamental até à validação das competências.

Os alunos, grupo alvo deste projeto, tiveram a oportunidade de realizar estágios a nível nacional e internacional (estes últimos, limitados, infelizmente, devido à situação derivada da COVID-19), nas várias empresas selecionadas, testando os novos currículos e, simultaneamente, pondo em prática outras competências transversais, como a comunicação em língua estrangeira, o trabalho em equipa, a iniciativa, a solução de problemas, o cumprimento de prazos, entre muitas outras.

A abertura da Sessão Oficial será realizada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho e pelo Diretor da AEVA, Jorge de Almeida Castro. Segue-se a apresentação e contextualização do projeto por Ana Ribeiro, coordenadora do projeto e Diretora Executiva da Marca Citizens Projects, uma marca AEVA, por Sofia Guerra, responsável pela Gestão de Pessoas e coordenadora do projeto na A. Silva Matos, S.A. e por Goreti Marreiros, Professora do Instituto Politécnico do Porto.

Assim, o Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, tem a honra de convidar V. Exª, a assistir às sessões webinar ‘Aprendizagem em Contexto de Trabalho’, no âmbito da Conferência Final do Projeto ‘From Birth to adulthooh – a WBL successful Practice’, agendada para o próximo dia 10 de julho, pelas 11:00h ou 16:00h.

Consulte os PROGRAMAS aqui: Sessão 1 | Sessão 2

Link da ficha de inscrição: https://bit.ly/WebinarMultiplier

cartazv2