Roteiro da Água

Uma iniciativa da AdRA e da Câmara Municipal de Sever do Vouga

Utentes da APCDI viajam

com a Água da Torneira

A AdRA - Águas da Região de Aveiro, S.A., em associação com a Câmara Municipal de Sever do Vouga e a APCDI (Associação Pró Cidadão Deficiente Integrado), realizou, no dia 27 de outubro, um roteiro da água, dirigido a 40 utentes da associação. Sensibilizar as comunidades para a preservação dos recursos hídricos e naturais da região é um dos objetivos da ação que teve início em 2015.

O roteiro da água é um conceito previamente desenvolvido e aplicado pela AdRA que consiste em percorrer a viagem da água da torneira, partindo do local onde a vamos buscar (captação) passando por uma ETA, onde a água é tratada a fim de ser segura para o consumo humano e, após a sua utilização, visitando uma ETAR onde é de novo tratada antes de ser devolvida à natureza.

Assim sendo, a atividade em Sever do Vouga, consistiu na visita a três infraestruturas que correspondem a três etapas do Ciclo Urbano da Água. A primeira paragem foi o reservatório e ETA do Arestal; em seguida visitaram a captação do Areeiro; e depois seguiram para Talhadas, onde visitaram a Estação de Tratamento de Águas Residuais. Com esta experiência, os utentes da APCDI puderam ver de perto o ciclo da água da torneira: da nascente às nossas casas e de volta à natureza.