Câmara de Sever do Vouga distribui cabazes alimentares pela população escolar mais carenciada

16 Março 2021

A distribuição dos cabazes vem dar continuidade ao programa de apoio às refeições dos alunos mais carenciados do pré-escolar e primeiro ciclo e tem a colaboração do Agrupamento de Escolas para listagem dos alunos dos escalões A e B, permitindo que os mesmos tenham uma alimentação normal e equilibrada, dado que no momento em que vivemos, as escolas estão encerradas e não são usados os refeitórios escolares.

Depois de ter sido feito o levantamento dos alunos nesta situação, a câmara optou pela distribuição de cabazes alimentares e não das refeições. O fornecimento de cabazes aos 88 agregados familiares sinalizados até ao momento é feito 3 vezes por mês ou sempre que se verifique uma necessidade urgente de o fazer. Basicamente o que se está a fazer é substituir as refeições escolares com produtos que são entregues na casa das famílias.

De salientar que os cabazes não são sempre iguais, havendo uma rotatividade dos alimentos oferecidos, para uma maior diversificação alimentar, embora existam sempre artigos repetidos, devido à sua repetida utilização na preparação das refeições.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, refere que “…é espectável e normal que existam este tipo de apoios, pois as crianças em tempo de aulas também são apoiadas nas suas refeições nas escolas e agora nesta situação pandémica, não podíamos deixar de os apoiar”.

No âmbito do Covid-19 e da pandemia que se vive, esta ação é apenas uma entre muitas, em que a Câmara Municipal de Sever do Vouga tem vindo a implementar desde março de 2020 e pretende assim com esta medida em concreto apoiar as famílias severenses no seu dia a dia, minorando as suas dificuldades ao nível de uma alimentação condigna.

De referir ainda que existem atualmente diversos tipos de apoio às famílias severenses, que visam minorar o impacto da pandemia, bastando que os interessados contactem a câmara municipal pelos canais oficiais para se despoletar o processo de apoio direto ao agregado familiar pelos serviços competentes.