Apoios ao comércio e às empresas definidos em 2020 vão-se prolongar em 2021

17 Março 2021

Está a completar um ano em que a Câmara Municipal de Sever do Vouga iniciou o apoio a todos os empreendedores que ocupam e rentabilizam espaços arrendados pelo município e/ou equipamentos sociais, através da isenção de pagamento de taxas e rendas, e distribuição de equipamentos de proteção individual.

Foi recentemente renovada esta medida de isenção do pagamento de taxas como mecanismo de auxílio a todos os empresários em questão, cujos negócios foram afetados pela pandemia. O executivo municipal tomou esta iniciativa com os equipamentos sociais e espaços que detém, nomeadamente no Centro de Inovação Vougapark, beneficiando assim as mais de vinte empresas nele sediadas, bem como outras estruturas, como por exemplo o Bar da Praia da Quinta do Barco e o Eco Café em Paradela.

Além destas medidas, inclui-se nestes apoios também a isenção do pagamento por ocupação de espaços públicos, como acontece por exemplo com as esplanadas de bares, cafés, restaurantes e pastelarias.

O mesmo acontece com os estacionamentos em zonas controladas por parquímetros, assim como em espaços arrendados para estacionamento fixo, que desde Março do ano passado passaram a ser de uso gratuito.

Quanto ao apoio direto ao comércio local foi feito “um estímulo à utilização dos equipamentos de proteção individual, nomeadamente a máscara” bem como a desinfeção de alguns espaços. São distribuídas máscaras nos estabelecimentos para que estes possam usar e distribuir pelos seus clientes, desempenhando um papel de sensibilização junto da população, estando sempre devidamente protegidos.

Para António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, “considera-se uma ajuda não só para o comerciante, que fica dispensado do pagamento da renda do seu espaço, bem como para os clientes que poderão mais facilmente frequentá-lo sem terem que pagar pelo estacionamento, evitando contactos indiretos nos parquímetros, e facilitando assim a proximidade aos estabelecimentos”.

Não existe ainda uma previsão para o término destas medidas pois estão dependentes da evolução do contexto pandémico, continuando assim em vigor enquanto forem necessárias, o que se prevê a sua manutenção ainda durante o corrente ano.

taxas_1